Independente de direita e esquerda e desses enfoques sempre presentes quando se análise uma figura política que beira o status mitológico como é o caso de Mandela. É preciso reconhecer e admirar a força, a resistência e a fortaleza de caráter de um homem que não escolhe o caminho fácil que se mantém fiel as suas posições mesmo em face de riscos físicos.
Por isto ele já seria notável, mas é admirável pela justeza de suas posições, pela coragem de escolher a reconciliação como via política tangível. Sinceramente, a meu ver se o seu governo foi ou não um bom governo não importa, seu impacto se deve ao simbolismo que encarna, o simbolismo do triunfo da liberdade, como Gandhi fora em outra geração.
Portanto, se há alguém que por seus feitos e pela maneira como atingiu seus objetivos merece ser lembrado como um exemplo é Nelson Mandela. Sua imagem frágil no encerramento da Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010, nos lembrou o óbvio não se trata Mandela de um mito e sim de um homem de carne e osso, que acusa no corpo a idade e os golpes da vida que lhe afligiram, mas seus olhos revelam a força de quem fez verdadeiramente a diferença no mundo.
A ONU decretou hoje o seu aniversário como o Dia Internacional de Nelson Mandela, uma homenagem justa, em meio à profusão de dias internacionais que nada acrescentam e que sequer são lembrados. Portanto como diz a The Nelson Mandela Foundation: “Mandela Day is a call to action to make the world a better place, one small step at a time”. [Dia de Mandela é um chamado para a ação, para fazer do mundo um lugar melhor, um pequeno passo de cada vez]
Fazer desse planeta um lugar melhor é algo que pode ser alcançado de várias formas, como são várias as formas de conceber o que é um mundo melhor. Portanto, não vou receitar como e se vocês devem responder a esse chamado, afinal cada um deve ser capaz de discernir o que lhe convém ou não fazer. Mas, fica o exemplo de Mandela, capaz de resistir a toda sorte de tragédia, até mesmo a morte de sua bisneta. Por sinal a imagem mais bonita do dia, foi a de Mandela cercado por seus filhos, netos, bisnetos. Esse homem merece estar agora entre seus entes queridos, coisa que lhe foi privada por décadas. Happy 92nd Birthday Madiba!
Nelson Mandela é um homem admirável, com status de mito, mas que merece ser admirado como homem, por que como homem seus feitos são mais míticos.
Comentários