MERCOSUL: A questão das licenças automáticas de importação começa a causar desconforto maior entre os exportadores que já pressionam o governo brasileiro a acionar o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC. Mesmo com a aplicação de reciprocidade por parte do Brasil, há uma percepção que retaliações brasileiras acirram os ânimos, principalmente entre os importadores e ondas nacionalistas no empresariado “hermano”. De todo modo é só mais uma evidencia do pouco aprofundamento comercial do bloco. Que se pretende ser comercial.
MERCOSUL II: Agora só depende do plenário do Senado Federal para que o Brasil aprove a entrada da Venezuela no bloco, resta, contudo, para ser efetiva a aprovação do legislativo paraguaio.
80 ANOS: Da infame terça-feira negra que marcou o ponto sem retorno da crise de 29 a maior crise econômica da história e a primeira a ser bem documentada pela imprensa e cinema. A crise deu fim de vez ao que sobrou do otimismo período da Belle Époque que já ruíra com os horrores da guerra de trincheiras, armas químicas e metralhadoras da Primeira Guerra Mundial. Todos sabemos do papel da crise como uma das causas profundas da Segunda Guerra Mundial e o fim da ordem européia.
HONDURAS: O governo americano negocia com o governo interino sinal que a saída eleitoral pode ser a via para encerrar esse imbróglio. Para o bem da democracia e do povo hondurenho, resta saber como se comportarão a Alba, Zelaya e o Brasil.
BLOG CAOS-RI: O blog listado a direita desse texto oferece espaço para quem quiser publicar seus textos, visitem o blog para conhecer as regras. Ótima oportunidade pra exercitar a escrita.
Estou a retomar o ritmo normal de postagem que tem sido inconstante nesse mês e também retomar a freqüência no portal Mondo Post.
Comentários