Apesar de ter sido um mês que de certa maneira foi monopolizado por avaliações que eu costumo chamar do dia-a-dia, sem o esmero acadêmico que gosto tanto. Os números de leitores foram absurdamente bons dado que minha expectativa inicial era de ter algo como 2.000 visitantes únicos no primeiro ano.
Para comparação nesses 30 dias do mês de setembro tivemos 1.350 visitantes únicos e mais de 3000 page views. Sei que vai parecer pouco se comparado com o trafego de outros sites, mas aqui em nosso espaço abordo um tema que tem um nicho muito específico. E claro ainda que eu faça um pequeno esforço de divulgação no Orkut e tenha o link para esse blog presente em alguns outros blogs e site, não há uma divulgação maciça ou uma assessoria de publicidade. Em tempo gostaria de contar com esse tipo de ferramenta afinal se escrevo é para ser lido.
As visitas vieram nesse mês de 25 países diferentes sendo os principais Brasil (como não poderia deixar de ser), Portugal, Angola, Moçambique. Tivemos leitores também da Austrália, Bahamas e Ilhas Jersey. Para que vocês tenham noção da variedade de países que enviam leitores a esse blog.
Em termos de cidades as que mais enviaram leitores foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Três Corações, Curitiba, Salvador e Porto Alegre. A estreante no top dez de cidades é a mineira Três Corações (terra do Pelé), obrigado pela audiência. E tivemos leitores até mesmo direto do olho do furacão da política latina no momento Tegucigalpa.
É quando observo os termos usados nos buscadores para encontrar esse blog que percebo a variedade de assuntos que os trazem aqui e se eu for competente fará com que vocês voltem regularmente para ler, e quem sabe comentar. Ainda farei um post sobre isso, como há alguns de vocês que aqui chegam claramente tentando conseguir material para trabalhos universitário, outros buscando informações sobre o curso, a carreira, e outros curiosos sobre temas que vêem nos jornais e telejornais.
Muito obrigado a todos vocês por aqui passarem e gastarem um pouco de seu tempo numa internet saturada de opiniões sobre tudo. Fico feliz que a minha seja lida. São vocês os leitores como repito sempre são a razão de ser do que sem vocês seria um monologo fútil.
Que venha outubro e seus desafios para nossa busca conjunta de entender o quebra cabeças (infindável é verdade) das relações internacionais.
Comentários