Não vou aqui me alongar sobre a história do Muro e as condicionantes que levaram a sua construção e sua derrubada. Não que isso não seja interessantíssimo a quantidade de publicações a respeito mostra quão relevante são os episódios em torno dessa infame estrutura de engenharia e de política internacional. O que quero com esse texto é marcar esse que é um momento histórico da mais elevada grandeza.
A queda do muro – que tem no 9 de novembro de 1989 uma de suas datas principais – simboliza a queda do maior e mais trágico experimento de engenharia social até hoje visto na história humana, o socialismo real. Por sinal, o fato de o regime soviético ser chamado de socialismo real em oposição a um socialismo utópico mostra o quanto essa doutrina ainda é influente nas academias.
Nesse glorioso dia de novembro eu tinha apenas 8 anos, contudo lembro com perfeição do que senti. Eu fui acometido de uma enorme curiosidade infantil para saber o que era aquela festa toda num lugar tão distante? E, hoje sou capaz de perceber que foi essa busca pelo porquê que me empurrava a assistir telejornais com raro afinco na minha faixa etária e sem dúvida é em muito por conta dessa busca por resposta que hoje eu faço o que eu faço.
Para celebrar um dia festivo trago dois vídeos que marcam muito bem o zeitgeist da construção e da derrubado do muro. Os dois vídeos estão em língua inglesa.
O primeiro momento é o um discurso que visa marcar as diferenças entre o então chamado mundo livre e o bloco comunista. E é uma peça típica do embate por corações e mentes da Guerra Fria e é focado na oposição entre liberdade e opressão. A essa altura todo mundo já adivinhou que falo do famoso discurso de JFK “Ich Bin Ein Berliner”, proferido em 26 de junho de 1963, dois anos depois do inicio da construção do muro.
Nesse pequeno clipe do discurso é possível ver todo o carisma e a força da oratória de John Kennedy. A meu ver o ponto alto é quando ele diz: “Todos os homens livres, não importa onde vivam, são cidadãos de Berlim, por isso tenho orgulho em dizer “Ich Bin Ein Berliner””
O segundo momento que trago é um discurso mais triunfalista e desafiador que reflete bem o momento histórico em que foi proferido. Esse discurso é mais incisivo contra os líderes do regime soviético e trata da questão do desarmamento entre as duas superpotências. Esse discurso foi feito em 12 de junho de 1987, em frente ao Portão de Brandemburgo, é o famoso discurso de Ronald Reagan “Mr. Gorbachev, tear down this wall!”.
Tal qual Kennedy, Reagan era um orador muito capaz e carismático e o ponto alto de seu discurso é o trecho em que diz “Secretário Geral Gorbachev, se você procura a paz, se você procura prosperidade para a União Soviética e a Europa Oriental, se você procurar a liberalização, venha aqui para este portão. Sr. Gorbachev, abra o portão. Sr. Gorbachev, derrube esse muro!”
E vocês têm algo a dizer sobre esse momento importante da história mundial?
Comentários