2011 já se avizinha e o natural nesse período em que o ano se eclipsa é fazer uma avaliação do que foi o período que termina. Por isso pretendo iniciar amanhã uma série de 12 postagens uma por dia re-editando os textos que eu considero serem representativos de cada mês e desse modo tentar criar um retrato – ainda que limitado – do que foi o ano de 2010.
Ainda nesse clima de reflexões é preciso notar que para esse blog o ano foi auspicioso e um ano de crescimento em meios de interatividade, em contatos com a blogosfera e principalmente um aumento considerável de leitores. E quem escreve quer ser lido. E um blog sem leitores é falar sozinho. O ano não foi perfeito e por muitas vezes fiquei impossibilitado de postar ora por problemas de saúde (até dengue tive e pude sentir em minha pele como essa doença tropical diminui a produtividade das pessoas além é claro de ameaçar a própria vida), ora por problemas técnicos (não só com a conexão em banda larga que é risível no interior do Brasil, mas também quando por um problema organizacional atrasei a renovação do domínio coisasinternacionais.com e o site chegou a ser suspenso por alguns dias).
Mas, o melhor do ano sem dúvida foi a interação com meus (exigentes) leitores que por tantas vezes ofereceram a esse blog palavras de carinho desconcertantes e alguma broncas que ajudaram a manter esse autor na linha. Alguns desde comentaristas se tornaram meus amigos e nesse processo descobri blogs deliciosos como o “Página Internacional”, “Preciso de 1 blog”, “Duas ou três coisas” e “Relações Internacionais”.
Ano que vem promete ser melhor para esse blog, novos projetos e idéias serão iniciados e algumas novidades surgirão (nada muito radical, afinal sou mesmo um conservador..hehe), no memento é mais apropriado agradecer a todos os que leram (mesmo os que não concordam comigo, não tenho ilusões de unanimidade), os que comentaram, os que enviaram suas dúvidas por e-mail (mesmo os que não dizem se gostaram ou não da resposta), os que assinam meus feeds, os que gostaram dessa página no Facebook, os que me seguem no Twitter (e suportam comentários sobre MMA, NFL, NBA, NBB, Futebol, etc.).
Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.
Comentários