Guatemala: As recentes prisões de autoridades encarregadas pela execução da política antidrogas da nação centro-americana, chama novamente a atenção para as questões de fragilidade institucional na região, cujo exemplo mais extremado é o Haiti. E potencialmente pode provocar um mal-estar na visita da Secretária de Estado Clinton que vai a essa nação justamente assinar instrumentos que aumentam a cooperação nessa seara.
Turquia: As recentes prisões de oficiais do poderoso exército dessa nação (segundo mais numeroso da OTAN, atrás apenas dos EUA) demonstram a complexidade política dessa nação que sempre teve desde sua fundação forte envolvimento da caserna em assuntos políticos, dessa feita os esforços do comandante em comunicar que a instituição não tramou nenhum golpe são um sinal de importante mudança no ambiente político desse país tão singular.
Chile: A devastação provocada pelo terremoto, apesar de atenuada pela preparação do estado e povo chileno, chega a cifras de 20% do PIB desse país um desafio para a mais estável economia da América do Sul, que provavelmente afetará o perfil de atuação externa desse país, mais ainda que seria natural com a posse de um novo presidente. O governo brasileiro enviou ajuda humanitária e técnica. Uma boa chance de estreitar os laços com esse país que pode se consolidar como porto entre o MERCOSUL e a Ásia.
Grécia: O ‘G’ da infame sigla PIGS começa reagir a crise com as tão combatidas receitas ortodoxas de redução do déficit público. Anos difíceis a frente para o berço da filosofia ocidental. A União Européia espera salvar o seu outrora poderoso Euro sem precisar desembolsar ajudas financeiras para os países que formam a sigla supracitada.
Venezuela: Mais uma vez o presidente Chávez se encontra acusado de cumplicidade com entidades consideradas terroristas, ou na melhor das hipóteses, entidades clandestinas e ilegais. Dessa vez a denúncia vem da Espanha. A depender das ações do governo espanhol e da União Européia, um isolamento internacional pode estar no horizonte próximo.
NOVO BLOG: Bom como digo sempre escrever é um vício por isso mesmo criei um novo blog o Fantástico Cotidiano, para ser o lar dos meus palpites sobre tudo o que me inspirar. Fugindo do que é demasiadamente “autobiográfico” e abordando temas do cotidiano, da vida em família, da vida em sociedade, sobre programas de T.V, esportes, enfim sobre o cotidiano. Quem quiser leia, ainda não tem muita coisa, afinal acabei de criar. Não tem a mesma seriedade desse blog, mas também não tem a mesma profundidade analítica.
Comentários