Pular para o conteúdo principal

Notas Curtas

Guatemala: As recentes prisões de autoridades encarregadas pela execução da política antidrogas da nação centro-americana, chama novamente a atenção para as questões de fragilidade institucional na região, cujo exemplo mais extremado é o Haiti. E potencialmente pode provocar um mal-estar na visita da Secretária de Estado Clinton que vai a essa nação justamente assinar instrumentos que aumentam a cooperação nessa seara.

Turquia: As recentes prisões de oficiais do poderoso exército dessa nação (segundo mais numeroso da OTAN, atrás apenas dos EUA) demonstram a complexidade política dessa nação que sempre teve desde sua fundação forte envolvimento da caserna em assuntos políticos, dessa feita os esforços do comandante em comunicar que a instituição não tramou nenhum golpe são um sinal de importante mudança no ambiente político desse país tão singular.

Chile: A devastação provocada pelo terremoto, apesar de atenuada pela preparação do estado e povo chileno, chega a cifras de 20% do PIB desse país um desafio para a mais estável economia da América do Sul, que provavelmente afetará o perfil de atuação externa desse país, mais ainda que seria natural com a posse de um novo presidente. O governo brasileiro enviou ajuda humanitária e técnica. Uma boa chance de estreitar os laços com esse país que pode se consolidar como porto entre o MERCOSUL e a Ásia.

Grécia: O ‘G’ da infame sigla PIGS começa reagir a crise com as tão combatidas receitas ortodoxas de redução do déficit público. Anos difíceis a frente para o berço da filosofia ocidental. A União Européia espera salvar o seu outrora poderoso Euro sem precisar desembolsar ajudas financeiras para os países que formam a sigla supracitada.

Venezuela: Mais uma vez o presidente Chávez se encontra acusado de cumplicidade com entidades consideradas terroristas, ou na melhor das hipóteses, entidades clandestinas e ilegais. Dessa vez a denúncia vem da Espanha. A depender das ações do governo espanhol e da União Européia, um isolamento internacional pode estar no horizonte próximo. 

NOVO BLOG: Bom como digo sempre escrever é um vício por isso mesmo criei um novo blog o Fantástico Cotidiano, para ser o lar dos meus palpites sobre tudo o que me inspirar. Fugindo do que é demasiadamente “autobiográfico” e abordando temas do cotidiano, da vida em família, da vida em sociedade, sobre programas de T.V, esportes, enfim sobre o cotidiano. Quem quiser leia, ainda não tem muita coisa, afinal acabei de criar. Não tem a mesma seriedade desse blog, mas também não tem a mesma profundidade analítica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Empregos em RI: Esperança renovada

“A esperança não é nem realidade nem quimera. É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos; foram feitos pelo grande número de passantes.” Lu Hsun. In “O país natal”. O tema empregabilidade domina os e-mails que recebo de leitores e os fóruns dedicados a relações internacionais. Não por acaso deve haver pelo menos 30 textos dedicados ao tema nesse site. E sempre tento passar minha experiência e as dos meus amigos que acompanho de perto. O tema sempre volta, por que sejamos francos nos sustentar é algo importante e vital se me permitirem essa tautologia. Pois bem, no próximo dia 19 de novembro ocorrerá uma grande festa que encerrará os festejos de 15 anos de existência do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. E como parte dos preparativos para essa data temos empreendido um esforço para “rastrear” todos os egressos de nosso curso. Nesse esforço temos criado uma rede de contatos e o que os dados empíricos me mostram é um tes...

O complicado caminho até a Casa Branca

O processo eleitoral americano é longo e complexo, sua principal característica é a existência do Colégio Eleitoral, que atribui aos candidatos uma quantidade de votos, que equivale ao número de senadores ou deputados (lá chamados de representantes) que cada estado tem direito no Congresso dos EUA. Esse sistema indireto de votação é uma fórmula constitucional enraizada no processo histórico da formação dos Estados Unidos, que buscava em um forte federalismo, criar mecanismos que pudessem minorar ou eliminar a possiblidade de um governo tirânico. Esse arranjo federalista se manifesta fortemente, também, na forma como a Constituição Americana é emendada, sendo necessário a ratificação de uma emenda aprovada no congresso pelos legislativos estaduais. São 538 votos totais no Colégio Eleitoral, a Califórnia tem o maior número de votos, com 55 e o Distrito de Columbia (equivalente ao nosso Distrito Federal) e outros 7 estados com 3 votos têm a menor quantidade, o censo populacional é usa...