Pular para o conteúdo principal

Semana agitada

COLÔMBIA: As combalidas, mas ainda perigosas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC seqüestraram um governador, que acabou sendo degolado. Mais um ato de violência que deixa claro o DNA do horizonte utópico desse grupo. Que é uma força desestabilizadora na América do Sul e uma ameaça considerável a cidades de fronteira do Brasil. Esse ataque pode sinalizar que o ano eleitoral colombiano será conturbado.

MENINO SEAN: Lamentável que os dois lados tenham transformado um caso de família delicado, pois envolve um menor, em um circo de autoridades e teorias geopolíticas que beiram a teoria conspiratória, nesses dias que antecedem o natal, me permito um pouco de sentimentalismo e espero que esse menino tenha um resto de infância tranqüilo e que suas famílias possam se respeitar.

RUMORES: Corre pela imprensa mundial que Israel e a Arábia Saudita estão em conversas para que o segundo faça vista grossa a um ataque de Israel as instalações nucleares iranianas. Isso exemplifica quão complexos são os interesses na região. E quão rasas são as explicações da questão pela simples oposição religiosa.

IRÃ: Mais uma vez a teocracia iraniana, tão querida de certos círculos intelectuais e funcionais do Brasil, deu mostras de como lida com dissensões internas ao novamente reprimir com violência as manifestações dessa feita no enterro de um aiatolá, um sinal que há maior oposição do que muitos analistas julgavam.

PESSOAL: A correria comum dessa época tem impedido minha presença aqui como eu gostaria, mas não posso deixar de agradecer a todos os que me escrevem por e-mail, comentam aqui. E meus parceiros inclusive uma nova parceira que em breve será anunciada, é uma alegria fazer parte de uma rede de pensadores autônomos que se dedicam as coisas internacionais, as relações internacionais.

Comentários

Vinicius Takacs disse…
Mário,
Parabéns pela sua admirável paixão pelas Relações Internacionais!
Confesso que durante essas férias, pouco me atualizei. Ao ver seu blog nesta véspera de Natal, atualizado, fico até sem graça de ter tirado as férias.. (pensando bem, nem tanto assim..rsrsrs)
Um grande abraço e boas festas!

Vinicius Takacs
Mário Machado disse…
Obrigado pelo carinho e 'vamo que vamo' no próximo ano.

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Empregos em RI: Esperança renovada

“A esperança não é nem realidade nem quimera. É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos; foram feitos pelo grande número de passantes.” Lu Hsun. In “O país natal”. O tema empregabilidade domina os e-mails que recebo de leitores e os fóruns dedicados a relações internacionais. Não por acaso deve haver pelo menos 30 textos dedicados ao tema nesse site. E sempre tento passar minha experiência e as dos meus amigos que acompanho de perto. O tema sempre volta, por que sejamos francos nos sustentar é algo importante e vital se me permitirem essa tautologia. Pois bem, no próximo dia 19 de novembro ocorrerá uma grande festa que encerrará os festejos de 15 anos de existência do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. E como parte dos preparativos para essa data temos empreendido um esforço para “rastrear” todos os egressos de nosso curso. Nesse esforço temos criado uma rede de contatos e o que os dados empíricos me mostram é um tes...

O complicado caminho até a Casa Branca

O processo eleitoral americano é longo e complexo, sua principal característica é a existência do Colégio Eleitoral, que atribui aos candidatos uma quantidade de votos, que equivale ao número de senadores ou deputados (lá chamados de representantes) que cada estado tem direito no Congresso dos EUA. Esse sistema indireto de votação é uma fórmula constitucional enraizada no processo histórico da formação dos Estados Unidos, que buscava em um forte federalismo, criar mecanismos que pudessem minorar ou eliminar a possiblidade de um governo tirânico. Esse arranjo federalista se manifesta fortemente, também, na forma como a Constituição Americana é emendada, sendo necessário a ratificação de uma emenda aprovada no congresso pelos legislativos estaduais. São 538 votos totais no Colégio Eleitoral, a Califórnia tem o maior número de votos, com 55 e o Distrito de Columbia (equivalente ao nosso Distrito Federal) e outros 7 estados com 3 votos têm a menor quantidade, o censo populacional é usa...