COLÔMBIA: As combalidas, mas ainda perigosas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC seqüestraram um governador, que acabou sendo degolado. Mais um ato de violência que deixa claro o DNA do horizonte utópico desse grupo. Que é uma força desestabilizadora na América do Sul e uma ameaça considerável a cidades de fronteira do Brasil. Esse ataque pode sinalizar que o ano eleitoral colombiano será conturbado.
MENINO SEAN: Lamentável que os dois lados tenham transformado um caso de família delicado, pois envolve um menor, em um circo de autoridades e teorias geopolíticas que beiram a teoria conspiratória, nesses dias que antecedem o natal, me permito um pouco de sentimentalismo e espero que esse menino tenha um resto de infância tranqüilo e que suas famílias possam se respeitar.
RUMORES: Corre pela imprensa mundial que Israel e a Arábia Saudita estão em conversas para que o segundo faça vista grossa a um ataque de Israel as instalações nucleares iranianas. Isso exemplifica quão complexos são os interesses na região. E quão rasas são as explicações da questão pela simples oposição religiosa.
IRÃ: Mais uma vez a teocracia iraniana, tão querida de certos círculos intelectuais e funcionais do Brasil, deu mostras de como lida com dissensões internas ao novamente reprimir com violência as manifestações dessa feita no enterro de um aiatolá, um sinal que há maior oposição do que muitos analistas julgavam.
PESSOAL: A correria comum dessa época tem impedido minha presença aqui como eu gostaria, mas não posso deixar de agradecer a todos os que me escrevem por e-mail, comentam aqui. E meus parceiros inclusive uma nova parceira que em breve será anunciada, é uma alegria fazer parte de uma rede de pensadores autônomos que se dedicam as coisas internacionais, as relações internacionais.
Comentários
Parabéns pela sua admirável paixão pelas Relações Internacionais!
Confesso que durante essas férias, pouco me atualizei. Ao ver seu blog nesta véspera de Natal, atualizado, fico até sem graça de ter tirado as férias.. (pensando bem, nem tanto assim..rsrsrs)
Um grande abraço e boas festas!
Vinicius Takacs