Pular para o conteúdo principal

Obrigado a todos vocês meus leitores

Dados do mês de maio que se despede que são maravilhosos quando posto em contexto.

Tivemos 438 visitantes individuais nesse mês, e mais de 1.300 visualizações de página, pode ser pouco se compararmos com blogs famosos como do Josias, como do Reinaldo Azevedo, ou irreverentes como Kibe Loco, Jacaré Banguela e por ai vai.

Mas, são números muito bons para um blog em que a divulgação é feita basicamente via Orkut, muitos temas são indigestos e abordados de uma maneira que tende a não ser incendiária, ou com abordagens coléricas e ideológicas, que trazem audiência, mas estaria vendendo minha independência analítica e minha liberdade que tanto tenho apreço.

E com tudo isso descrito acima, todas essas visitas são um sinal de sucesso que só é possível graças a vocês.

Obrigado pela leitura e se assim Deus quiser vou manter esse blog cada vez mais ativo, e se possível cada vez mais relevantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim da História ou vinte anos de crise? Angústias analíticas em um mundo pandêmico

O exercício da pesquisa acadêmica me ensinou que fazer ciência é conversar com a literatura, e que dessa conversa pode resultar tanto o avanço incremental no entendimento de um aspecto negligenciado pela teoria quanto o abandono de uma trilha teórica quando a realidade não dá suporte empírico as conjecturas, ainda que tenham lógica interna consistente. Sobretudo, a pesquisa é ler, não há alternativas, seja para entender o conceito histórico, ou para determinar as variáveis do seu experimento, pesquisar é ler, é interagir com o que foi lido, é como eu já disse: conversar com a literatura. Hoje, proponho um diálogo, ou pelo menos um início de conversa, que para muitos pode ser inusitado. Edward Carr foi pesquisador e acadêmico no começo do século XX, seu livro Vinte Anos de Crise nos mostra uma leitura muito refinada da realidade internacional que culminou na Segunda Guerra Mundial, editado pela primeira vez, em 1939. É uma mostra que é possível sim fazer boas leituras da história e da...

Ler, Refletir e Pensar: The Arab Risings, Israel and Hamas

Tenho nas últimas semanas reproduzido aqui artigos do STRATFOR (sempre com autorização), em sua versão original em inglês, ainda que isso possa excluir alguns leitores, infelizmente, também é fato mais que esperado que qualquer um que se dedique com mais afinco aos temas internacionais, ou coisas internacionais, seja capaz de mínimo ler em Inglês. Mais uma vez o texto é uma análise estratégica e mais uma vez o foco são as questões do Oriente Médio. Muito interessante a observação das atuações da Turquia, Arábia Saudita, Europa e EUA. Mas, mostra bem também o tanto que o interesse de quem está com as botas no chão é o que verdadeiramente motiva as ações seja de Israel, seja do Hamas. The Arab Risings, Israel and Hamas By George Friedman There was one striking thing missing from the events in the Middle East in past months : Israel. While certainly mentioned and condemned, none of the demonstrations centered on the issue of Israel. Israel was a side issue for the demonstrators, with ...