O governo boliviano no uso de sua soberania inquestionável decidiu mudar o sentido horário, por decreto. Imagino que o governo Morales deve ter solucionado os problemas da nação, já que tem tempo livre para deliberar e legislar sobre a direção dos relógios, além de gastar com as reformas necessárias, para implementar essa decisão.
O simbolismo é perfeito, o socialismo do Século XXI se quer como futuro da humanidade, mas é reedição do passado e um relógio girando ao contrário é perfeito pra mostrar isso, além de contra-intuitivo.
O chanceler boliviano diz que:
“Estamos en el sur y, como estamos en tiempos de recuperar nuestra identidad, el Gobierno boliviano está recuperando nuestro sarawi, que significa camino (en aimara). De acuerdo a nuestro sarawi, de acuerdo a nuestro Nan (en quechua), nuestros relojes deberían girar a la izquierda”.
A ideologia tem esse poder de fazer uma tolice como essa ser expressa com ar professoral e de descoberta, seria inverter os relógios um ato de rebeldia anti-colonial? Mesmo que isso ignore o fato físico de que a terra gira em sentido horário, e que é um fato cultural universal adotar esse sentido para os relógios?
No final é só uma excentricidade governamental, que gera custos e que pode até ter um charme exótico para os turistas e só.
Mas, como simbolismo é perfeito. Tão perfeito que tive que compartilhar com vocês.
Comentários