Dia 15 passado, tive a honra de participar da mesa “Latino-America y su Inserción en el Sistema Internacional Contemporáneo.” No Auditório do bloco K da Universidade Católica de Brasília. Estiveram na mesa comigo o professor Fábio (meu contemporâneo nos bancos universitários), Dra Cristina Inoue, coordenadora da Graduação do iRel – UnB, Dr. Rogério Lustosa professor da UCB e o jornalista do Valor Econômico, Sergio Leo.
O debate foi profícuo e muito informativo a Dra. Inoue nos ensinou de maneira muito didática os efeitos das mudanças climáticas e suas implicações nos sistema internacional. Sérgio Leo nos lembrou das dificuldades econômicas do jornalismo, em tempos de internet e como a dependência das agências internacionais acaba por dificultar uma cobertura a luz dos interesses das correntes de opiniões nacionais. E nos lembrou dos múltiplos acordos bilaterais que o Brasil mantém por toda América do Sul. Dr. Lustosa trouxe uma fala com grande loquacidade e uma culta elegância de quem se dedica a leitura e uma visão que apesar de diversa da minha (ou por isso mesmo) foi muito proveitosa.
A minha participação teve seu eixo central na dualidade tática que enxergo no assunto integração regional, com um grupo mais ricardiano e outro mais protecionista. Aliança do Pacífico e MERCOSUL, respectivamente, lembrando que o primeiro grupo representa 36% do PIB da América Latina e não pode ser desconsiderado por ser pequeno, como é tendência, em muitas análises.
Infelizmente, esqueci o nome da aluna que me perguntou sobre os arranjos de redução de assimetrias do Mercosul. Os dados que fiquei de repassar sobre a evolução dos indicadores sociais do Peru são: “Entre 2001 e 2011 reduziu [O Peru] a pobreza em 16,6% e a pobreza extrema em 18.1% e o índice de Gini era de 0,452”.
Aos organizadores, liderados por minha colega de longa data, a professora Camila Cunha deixo aqui meus parabéns pela organização e gentileza no trato comigo e demais palestrantes e pelo mimo que nos foi dado. Espero que a brincadeira que fiz sobre os sobreviventes ao final da palestra não tenha soado como crítica, dado o adiantado da hora o número de participantes que ficou no auditório, uns 70%, demonstra um grau de comprometimento excelente.
O evento Católica Mercosur foi um sucesso e inovador ao permitir apresentação de trabalhos por teleconferência e por ofertar aos participantes a hospedagem solidária. E espero ser novamente convidado para as palestras e eventos do RiUCB. Parabéns a todos.
Comentários