Um amputado sobrevivente do Câncer, adolescentes iraquianas, um vilarejo isolado nos rincões da Ásia e crianças de uma periferia urbana violenta não poderia ser um grupo mais heterogêneo, mas o esporte nos lembra que vencer dificuldades e buscar opções de lazer e companheirismo são qualidades e necessidades humanas e por serem humanas são universais, essa é a lição da série de documentários Rise Above da Jordan. Esporte e relações internacionais com a sensibilidade dos artistas audiovisuais.
Como hoje é Sexta-Feira da Paixão dia de enorme significado religioso para os Cristãos de todo mundo e um feriado agradável para os que não são cristãos e vivem em países de cultura cristã, como o Brasil é também o dia que a Seleção de Basquete de Pirapora – MG, que tenho orgulho e espanto de pertencer, estréia na Etapa Micro-Regional Norte dos Jogos de Minas 2014 me pareceu oportuno apresentar essa série de documentários.
Não sou um sujeito consumista, meu carro é meu companheiro de longos anos, só troco celulares e computadores quando a relação custo - beneficio de manutenção não mais permite a permanência com os mesmos, já tive um semi-fetiche por comprar gravatas, que foi curado pela vida de trabalhar em home office, mas isso não quer dizer que eu seja contrário ao consumo ou pense que meus hábitos nesse quesito são superiores ou qualquer coisa assim, na verdade eu tenho um ponto fraco para o consumismo que são os tênis de basquete, acho que todos nós fanáticos ballers temos esse ‘desvio’ de caráter. E uns dos meus favoritos são os da marca Jordan, da Nike e pesquisando produtos dessa marca me deparei com uma série de documentários para Youtube chamada #RiseAbove, que narra diferente impactos do jogo de basquetebol ao redor do mundo.
A série retrata diferentes personagens como um amputado que decide jogar basquetebol em pé, a menina iraquiana que é fanática por esse esporte, os jovens de periferia que por medo da violência não tem muitas opções de lazer externo, vilarejo na ásia isolado que tem a quadra de basquete como atividade de lazer e que se orgulha muito dos títulos de seus jogadores.
O esporte como as artes nos lembra de uma óbvia verdade biológica que as vezes a política tenta negar somos todos humanos e embora muito diferentes em tons de pele, hábitos alimentares e traços culturais, somos todos em essência muito parecidos. Num mundo em que analisamos tanto leste-oeste, norte-sul é sempre bom não perder essa verdade de vista. Abaixo os documentários, assistam.
Rise Above Limits
Rise Above Conditions
Rise Above Expectation
Rise Above Isolation
Comentários