Não é sempre que temos acesso a conversas sem cesuras entre diplomatas tentando costurar um acordo num momento de crise. E uma fita de um grampo telefônico divulgada pelo youtube nos dá essa oportunidade de ouvir como são feitas as coisas, no solo, na prática e com o uso de palavrões.
Aliás, o próprio contexto do vazamento da gravação é bem interessante para quem analisa a questão ucraniana e visa claramente fazer com que a oposição ao governo local seja vista como traidores e manipulados pelo Ocidente, mas ao ouvir com atenção a fita revela que o jogo, ao melhor estilo Guerra Fria, também é disputado pelos Russos.
O mais interessante é que o Ocidente, não é frente unida, como os teóricos da conspiração e os políticos querem fazer parecer e isso fica evidenciado que a manobra tentada não continha anuência da UE, que é parte interessada no conflito. E o que evidência isso? Bom, é belo “fuck the EU” dito pela diplomata Victoria Nuland em sua conversa com o embaixador americano na Ucrânia, Geoffrey Pyatt.
O vazamento da conversa é fatal para os planos nela contidos, o que leva a crer que foram os russos que gravaram e vazaram a fita. Uma doce ironia – que não escapou a nenhum comentarista da questão – os EUA terem seus diplomatas grampeados e uma amostra que a espionagem é norma no Sistema Internacional.
Abaixo vai a fita, como está no youtube não sei por quanto tempo ficará lá. Ouçam e cheguem a suas próprias conclusões. Eu ainda peno pra entender a Ucrânia, mas nada nas estepes eurasianas é de fácil compreensão.
Comentários