E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
Carlos Drummond de Andrade
Essa não é uma análise profunda, na verdade qualquer análise para ser minimamente informativa precisa ser embasada historicamente, calcada nos fatos e logicamente sustentável, mas tudo isso depende da melhor informação disponível. E admito para vocês ainda não tive tempo de concatenar uma análise coerente da situação. Na verdade nesse momento tenho muitas dúvidas sobre a deposição de Viktor Yanukovich.
A deposição de Yanukovich, não obstante, a perda de vidas que envolveu e o longo impasse que a precedeu, me pareceu fácil demais, quieta demais. Ficou claro que ele perdeu seu grupo de sustentação interna na sociedade civil e no empresariado, mas o que levou a que esses apoios se retirassem não me parece claro.
Um governo dos partidários de Yulia Tymoshenko pode ser estável? Pode esse arranjo de forças resistir a um cenário econômico complexo e piorado pela instabilidade dos últimos meses? Isso sem contar ações não ortodoxas lembram de Viktor Yushchenko?
E a grande pergunta que martela em minha mente é como reagirá o Kremlin a substituição de um aliado por uma corrente que já se mostrou mais aberta a integração com a Europa? Ainda mais agora que os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi terminaram e Putin pode ser mais incisivo em sua resposta.
Sei que na internet todos têm certezas de tudo, mas decidi compartilhar minhas dúvidas, na esperança de que vocês me ajudem a desenrolar esse novelo. E agora, Ucrânia? ‘E agora, você?’
____________
Votem COISAS INTERNACIONAIS na segunda fase do TOPBLOGS 2013/2014
Comentários