Oportunidade: Chamada de trabalhos Seminário Internacional: “Política migratória e o paradoxo da globalização”. 3 e 4 de abril de 2014, Brasília.
Replico oportunidade divulgada na grupo Relações Internacionais no Facebook.
CHAMADA DE TRABALHOS: COMUNICAÇÃO ORAL COM APRESENTAÇÃO DE PÔSTER Seminário Internacional: “Política migratória e o paradoxo da globalização”. 3 e 4 de abril de 2014, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
1. Apresentação da temática do Seminário
O Seminário Internacional “Política migratória e o paradoxo da globalização” organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSI/CEAM/UnB tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os condicionantes e as restrições aplicados àqueles que atravessam ou pretendem atravessar as fronteiras entre os países.
Parte-se do princípio de que as migrações internacionais estão associadas às condições sociais, econômicas, políticas e ambientais nas áreas de origem, que estão intrinsecamente relacionadas ao processo de globalização. A intensificação das relações entre os países como corolário do processo de globalização tem um forte estímulo às migrações, uma vez que intensifica o fluxo de informações sobre padrões de vida e oportunidades nos países industrializados. Entretanto, tal estímulo não é acompanhado por um aumento de oportunidades. Se por um lado o fluxo de capital e mercadorias é incentivado, por outro aumentam-se as restrições ao fluxo de pessoas (Patarra, 2006)1.
1PATARRA, Neide Lopes. “Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais”. In: Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 57, Agosto 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142006000200002&lng=en&nrm=iso
O caso do Brasil se faz relevante nesta discussão. Historicamente, o país é marcado pela migração internacional e, por três importantes fluxos migratórios que carecem de estudos, pesquisas e atenção de políticas públicas: 1) a entrada de imigrantes e refugiados, sejam esses documentados ou não, impulsionados pelo crescimento econômico do país e seu posicionamento internacional como potência emergente; 2) a saída de brasileiros com destino à Europa, Japão e Estados Unidos da América (esses
fluxos podem ter diminuído no contexto da crise econômica e financeira de 2008, mas continuam a ser especialmente importantes); 3) o retorno de nacionais que emigraram para o exterior e que decidem voltar seja pelas dificuldades enfrentadas com a crise ou para aproveitar as novas oportunidades existentes no país.
Neste contexto, é oportuna a discussão acerca dos princípios e diretrizes em relação à gestão dos fluxos migratórios e das políticas migratórias internacionais, com vistas a orientar também as diretrizes nacionais sobre o tema, incrementando o vínculo da migração com o desenvolvimento e estimulando que os fluxos migratórios ocorram de forma regular e documentada.
2. Regras para Submissão:
A chamada é destinada para a modalidade de comunicação oral com apresentação pôster, o que envolve a apresentação e exposição de trabalho no dia 04 de abril de 2014.
Os resumos estendidos devem ser enviados como anexo para o email estudos2@csem.org.br até o dia 14 de março de 2014, conforme normas descritas no Anexo I. O corpo do email deve conter as seguintes informações: Nome dos autores, afiliação, email e resumo abreviado com máximo de 150 palavras.
Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol. Cada autor poderá submeter uma única proposta como autor principal, sendo permitidos trabalhos em co-autoria. Neste caso, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Seminário.
As orientações para apresentação serão fornecidas aos autores que tiverem seus trabalhos aprovados.
3. Da seleção dos trabalhos:
O Comitê científico do Seminário Internacional realizará a avaliação e seleção dos trabalhos com base nos resumos estendidos enviados até a data limite e que respeitem as regras desse edital.
Os critérios de avaliação utilizados pelo Comitê Científico serão:
Pertinência às temáticas do Seminário Internacional (0-5 pontos);
Consistência teórico-metodológica (0-5 pontos);
Clareza e organização de ideias (0-5 pontos).
4. Cronograma
Envio (por email)dos resumos estendidos | Até 14 de março de 2014, 23:59h |
Avaliação e comunicação (por email) de aceite aos candidatos | De 17 a 24 de março de 2014 |
Apresentação das comunicações orais com pôster | 04 de abril de 2014 |
5. Comitê Organizador:
Ana Maria Nogales Vasconcelos – EST/UnB e PPGDSCI/CEAM/UnB
Delia Dutra – CEPPAC/UnB
José Walter Nunes – PPGDSCI/CEAM/UnB
Patrícia Nabuco Martuscelli – CSEM e IREL/UnB
Pedro Russi – FAC/UnB e PPGDSCI/CEAM/UnB
Roberto Marinucci – CSEM
Terezinha Santin – CSEM e CEPPAC/UnB
Tuíla Botega – CSEM e CEPPAC/UnB
6. Comitê Científico:
Ana Maria Nogales Vasconcelos – EST/UnB e PPGDSCI/CEAM/UnB
Brasilmar Ferreira Nunes – SOL/ICS/UnB
Delia Dutra – CEPPAC/UnB
Elizabeth Ruano - CSEM
José Walter Nunes – PPGDSCI/CEAM/UnB
Leonardo Cavalcanti – CEPPAC/UnB
Pedro Russi – FAC/UnB e PPGDSCI/CEAM/UnB
Roberto Marinucci – CSEM
Sidnei Marco Dornelas – CEM e CNBB
ANEXO I
Normas para a Elaboração do Resumo Estendido
O resumo estendido a ser enviado como anexo para o email estudos2@csem.org.br deverá seguir o seguinte formato:
Word (doc) ou (docx);
Margens: superior 3,5 cm, inferior 3 cm, lateral esquerda 3,5 cm, lateral direita 3 cm;
Máximo de 5 mil caracteres sem espaços incluindo notas de rodapé, tabelas, gráficos e citações.
Texto em fonte Times New Roman 12, com espaçamento 1,5;
A numeração das páginas deverá estar ao final da folha, com números centralizados.
Deverá conter:
1) Título;
2) nome dos autores e contato de email;
3) afiliação dos autores;
4) palavras-chave (de quatro a seis);
5) introdução;
6) metodologia;
7) resultados e discussão;
8) conclusões;
9) referências, conforme as regras da ABNT, se for o caso.
Para maiores informações:estudos2@csem.org.br
Comentários