Pular para o conteúdo principal

Evento: Criatividade: Ideias + Convergência = Criação Coletiva, Brasília, 28-30/4

O evento “Criatividade: Ideias + Convergência = Criação Coletiva” contará com a participação de grandes nomes como Henry Jenkis, Antonio Tabet, o Kibeloco, Jeferson Monteiro, criador da Dilma Bolada, o evento será em Brasília de 28 a 30 de abril. Organizado pela Agência IR.wi.

Tenho o prazer de ser diretor de comunicação da Agência IR.wi, que é uma OSCIP criada por profissionais e estudantes de Relações Internacionais que tinham em comum a percepção que as trocas culturais constituem elemento intrínseco da existência humana e da construção da paz e do entendimento no sistema internacional.

Ainda que isso soe um tanto carregado ideologicamente e um tanto romântico, na verdade é encarado de forma bem prática e com entendimento que bens culturais são veículo de transmissão de softpower.

Nesse sentido a Agência tem buscado trabalhar como facilitadora da produção cultural e como incentivadora do comportamento criativo. Nessa busca, várias foram as ações – muitas anteriores a minha chegada a essa organização – como a mostra de Cinema Olhares do Mundo e as Conferências Mundiais de Relações Internacionais.

Hoje tenho a alegria de compartilhar esse convite para o evento que marca o encerramento de um projeto fascinante e que exigiu muito trabalho de toda a equipe da Agência, que é o projeto “Coletivos Criativos”.

Inscreva-se aqui. Abaixo o programa do evento:

28/04 (Domingo) – Processo de Imersão dos Coletivos vencedores

Local: Hotel Allia Gran Hotel

29/04 (Segunda-Feira)

10:00 – Abertura Oficial do Evento

10:30 – 13:00 – Mini Mostra dos Produtos dos Coletivos

15:00 – 17:00 – Continuação da Mini Mostra dos Produtos dos Coletivos

18:00 – Apresentação da Entrevista com Henry Jenkis

18:30 – Apresentação da Entrevista com Bruce Block

19:00 – 21:00 – Master Class com Hugh Macleod

Local: Memorial Darcy Ribeiro

30/04 (Terça Feira)

10:30 – Apresentação da dinâmica das palestras

11:00 – Narrativas Transmídia, com Bruno Scartozzoni

11:30 – Produção Executiva: Que bicho é esse?, com Marcus Ligocki Jr.

12:00 – Games e Animação: Os motores da indústria do entretenimento, com Moacyr Alves Jr.

15:00 – Brand Content – Faça do seu conteúdo uma marca, de sua marca um negócio criativo, com Bruno Pinaud.

15:30 – A música, os videoclipes – o áudio e o vídeo na internet, com Rodrigo Barata.

16:00 – Os conteúdos da internet que estão fazendo o imaginário popular … redes sociais. Life on, Jeferson Monteiro (Dilma Bolada).

16:00 – 17:00 – Bate-papo com Bruno Pinaud e Antonio Tabet sobre a internet como nova forma de distribuição e consumo de conteúdos (Música, videos, Games, Gêneros, tudo junto e misturado).

17:00 – Encerramento

Local: Memorial Darcy Ribeiro

OS ENTREVISTADOS E PALESTRANTES CONVIDADOS

Henry Jenkis

Quem e: é professor de Ciências Humanas e fundador e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT – Massachusetts Institute of Technology, que também sedia o C3 – Convergence Culture Consortium, instituto que tem como patrocinadores: MTV Networks, Grupo Turner, Yahoo Inc., GSDM&Idea City e Fidelity Capital. É autor e/ou editor de 11 livros. Sua carreira, até agora, inclui declarações sobre Violência no Marketing para a Juventude, perante a audiência do Comitê de Comércio do Senado americano, após o massacre da escola Columbine; a presidência da Education Arcade, que promove o uso educacional do computador e de videogames; a publicação mensal de uma coluna sobre tecnologia para as revistas Technology Review e Computer Games; e consultoria para grandes empresas sobre relações com os consumidores. Além disso, mantém um blog de ensaios em www.henryjenkins.org.

Bruce Block

Quem e: É produtor, autor e consultor com mais de trinta anos de experiência no mercado cinematográfico. Participou de produções como As Good as it Gets, Stuart Little e What Women Want. É instrutor e professor da USC Film School (University of Southern California). Lanca esse ano o livro 3D Storytelling considerado o melhor guia para diretores, cineastas, produtores e designers de filmes e videos em 3D estereoscópico. Com  ênfase na estética sobre a técnica, o livro tornou-se fundamento essencial para mostrar como usar o 3D de forma criativa para contar uma história.

Hugh MacLeod

Quem é: Sócio da empresa Gapinvoid uma start-up de cultura que tem como objetivo mudar e melhorar o negócio das empresas por meio de Mídias e Objetos Sociais. É cartunista e animador. Já fez campanhas para: Intel, Microsoft, HP, Rackspace e outros.

Bruno Scartozzoni

Quem é: Planner, escritor e especialista em storytelling. Foi um dos fundadores da Storytellers Brand n Fiction, primeiro escritório brasileiro focado em criar histórias para empresas, usando internet, cinema e teatro como plataformas. Já desenvolveu projetos para clientes como AmBev, Nestlé, Nokia, Oi e Sony, e participou das campanhas políticas online de Aloysio Nunes Ferreira e José Serra. Atualmente colabora para o Update or Die, edita o blog caldinas.com.br, desenvolve conteúdos transmídia e está envolvido na criação de duas startups: Zaanga e Ativa Esporte.

Marcus Ligocki Jr

Quem é: Produtor do premiado Filme Rock Brasília. Foi coordenador do primeiro curso privado de cinema e Mídias Digitais do IESB.  E publicitário formado pela UnB desde 1996, com especialização em roteiro e direção cinematográfica. Como profissional da área do audiovisual, conta com diversos trabalhos realizados como vídeos institucionais, vídeos educativos, séries para televisão, vídeos de curta-metragem de ficção, roteiros para série de animação e para filmes de longa-metragem de ficção. Marcus acredita no desenvolvimento do cinema brasileiro como fator de grande importância para o desenvolvimento social e econômico da nação.

Luiz Lobo

Quem e: Luiz é graduado com méritos em comunicacão e mestre em gestão de mídia e conhecimento pela Universidade de Iowa. Iniciou sua carreira como locutor de emissoras de rádio em Goiânia, onde também foi repórter e apresentador de TV entre 1996 e 1990. Seguiu no mesmo ano para uma especialização nos Estados Unidos, onde residiu até 2004.

Além de extensa atuação na TV Universitária de Iowa, produtor independente e jornalista contribuinte para publicações dos EUA e do Brasil, Lobo foi produtor executivo, diretor e apresentador, por 5 anos, da Iowa Public Television, segunda maior afiliada da PBS, a TV pública norte americana. Entre 1995 e 2003, liderou expedições documentárias ao Rio Mississippi, Amazônia e Pantanal, atuando também como consultor de ecoturismo, diretor e produtor de eventos e de produções jornalísticas para projetos ligados à sustentabilidade.

Lobo ministrou diversas palestras e cursos no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, onde é premiado por projetos inovadores para a TV educativa e interativa. Foi também consultor da Comissão Gore e da Corporation for Public Broadcasting (CPB). Em 2004 retornou ao Brasil, trabalhando como produtor executivo, contribuinte da CNN Internacional, produtor de locação para programas da PBS e History Channel e professor de telejornalismo do Instituto de Educação superior de Brasília (IESB). Em 2006, a convite de Ana Paula Padrão, trabalhou no SBT Brasil, como apresentador substituto do telejornal da noite, repórter de séries especiais na Antártica e na Amazônia, Homem do Tempo e editor de meio ambiente e clima.

Em dezembro de 2007, foi convidado para liderar o primeiro telejornal da TV Brasil, onde trabalhou como editor chefe e apresentador, em Brasília, do Repórter Brasil.

Moacyr Alves Jr

Quem é: Presidente da ACIGAMES  – Associacao ComerciaL, Industrial e Cultural de Games.  Uma associação criada com a finalidade de representar e regulamentar a indústria e comércio dos jogos eletrônicos e incentivar culturalmente a área dos games no Brasil.

Bruno Pinaud

Quem é: Redator de publicidade, diretor de curtas-metragens, roteirista, apresentador de TV, empreendedor de internet e lutador de Muay Thai. Montou no ano 2000 a Fim de Semana Pictures, onde produziu curtas-metragens premiados e formatos experimentais de propaganda. É formado em Publicidade e atualmente faz parte do time criativo da NBS, Rio de Janeiro. É o criador do iSofa.tv (www.iSofa.tv), uma interface que traz para a internet o conforto da experiência a de ver TV. É da seleção brasileira e atual Campeão Panamericano de Kickboxing.

Jeferson Monteiro

Quem é: O estudante Jeferson Monteiro, 23, é um dos exemplos de mais bem sucedidos do fenômeno de criação de perfil fake nas redes sociais. Criador do perfil “Dilma Bolada”, Jeferson usa boa parte do seu tempo livre para criar publicações hilárias no Facebook e Twitter, em que interpreta uma versão muito particular da presidente do Brasil.

Alexandre Prates

Quem é: Fundador do ICA – Instituto de Coaching Aplicado. Autor do livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” – Editora Novo Século. Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais. Coach, especialista em liderança, desenvolvimento humano e execução de estratégias organizacionais. Possui mais de 1500 horas de atuação em coaching com resultados comprovados em diferentes abordagens e segmentos empresariais. Sua formação e experiência lhe renderam o convite de Hendre Coetzee para integrar o quadro de Master Coaches do CAC – Center for Advanced Coaching – EUA.

Antonio Pedro Tabet

Quem é: O publicitário Antonio Pedro Tabet, 38 anos, é criador do mais famoso blog de humor do país, o Kibe Loco, que contabiliza mais de 1 bilhão de acessos em 10 anos de existência. O carioca também é sócio-fundador, roteirista e ator da Porta dos Fundos, produtora audiovisual para internet cujos sucessos como “Sobre a mesa”, “Spoleto” e “Na lata” já foram vistos mais de 100 milhões de vezes em apenas seis meses. Tabet foi roteirista da TV Globo, consultor artístico do “Caldeirão do Huck”, um dos autores do livro “Humor Vermelho”, é bicampeão do prêmio iBest, venceu um VMB (MTV) pelo webhit “Dança do Quadrado”, ganhou o prêmio The Bobs, da Deutsche Welle (Alemanha), como melhor blog de língua portuguesa no mundo, conquistou o prêmio Colunistas em 2004 e foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do país pela revista “IstoÉ”.

Rodrigo Barata

Quem é: Membro do Coletivo Criolina. O Coletivo Criolina (DF) é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo convidado para eventos musicais e culturais renomados. Além de participarem em eventos sobre economia criativa, são referência/case em várias situações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Fim da História ou vinte anos de crise? Angústias analíticas em um mundo pandêmico

O exercício da pesquisa acadêmica me ensinou que fazer ciência é conversar com a literatura, e que dessa conversa pode resultar tanto o avanço incremental no entendimento de um aspecto negligenciado pela teoria quanto o abandono de uma trilha teórica quando a realidade não dá suporte empírico as conjecturas, ainda que tenham lógica interna consistente. Sobretudo, a pesquisa é ler, não há alternativas, seja para entender o conceito histórico, ou para determinar as variáveis do seu experimento, pesquisar é ler, é interagir com o que foi lido, é como eu já disse: conversar com a literatura. Hoje, proponho um diálogo, ou pelo menos um início de conversa, que para muitos pode ser inusitado. Edward Carr foi pesquisador e acadêmico no começo do século XX, seu livro Vinte Anos de Crise nos mostra uma leitura muito refinada da realidade internacional que culminou na Segunda Guerra Mundial, editado pela primeira vez, em 1939. É uma mostra que é possível sim fazer boas leituras da história e da...

Ler, Refletir e Pensar: The Arab Risings, Israel and Hamas

Tenho nas últimas semanas reproduzido aqui artigos do STRATFOR (sempre com autorização), em sua versão original em inglês, ainda que isso possa excluir alguns leitores, infelizmente, também é fato mais que esperado que qualquer um que se dedique com mais afinco aos temas internacionais, ou coisas internacionais, seja capaz de mínimo ler em Inglês. Mais uma vez o texto é uma análise estratégica e mais uma vez o foco são as questões do Oriente Médio. Muito interessante a observação das atuações da Turquia, Arábia Saudita, Europa e EUA. Mas, mostra bem também o tanto que o interesse de quem está com as botas no chão é o que verdadeiramente motiva as ações seja de Israel, seja do Hamas. The Arab Risings, Israel and Hamas By George Friedman There was one striking thing missing from the events in the Middle East in past months : Israel. While certainly mentioned and condemned, none of the demonstrations centered on the issue of Israel. Israel was a side issue for the demonstrators, with ...