Pular para o conteúdo principal

Evento: Liberdade na estrada, UnB 8/11

Parece que ultimamente tudo que publico são convites para eventos, devo voltar a escrever assim que cessar o causticante bloqueio que se instalou aqui em Bretton Woods (apelido carinho e um tanto irônico que foi dado ao nosso QG).

O evento que agora divulgo (de maneira espontânea é sempre bom lembrar) contará com a participação do meu amigo Paulo Roberto de Almeida, professor, diplomata de carreira e altamente produtivo escritor (o que provoca inveja). É engraçado como uma figura tão cordial no trato pessoal como o professor Paulo possa provocar reações extremadas em alguns Anônimos Adeístas (termo cunhado por ele). Mas, é esse o ônus de se pensar livremente e de fazer uso do direito humano à livre-expressão, que não obstante o caráter democrático de nosso governo, não passa incólume.

Por essas e outras que o nome do evento cai como uma luva, portanto quem estiver em Brasília não pode perder essa chance. Abaixo vai o convite publicado pelo professor em seu excelente blog.

Liberdade na Estrada: Brasilia (UnB), 8/11/2012

Por Paulo Roberto Almeida

Prezados leitores, navegantes, curiosos, marxistas, neoliberais, socialistas, austríacos e keynesianos,

(Bem, vocês podem não ser nada disso, e ser apenas seres normais, o que espero sinceramente.)

Abaixo o cartaz do um evento esta semana em Brasília, onde terei a honra de contar para vocês, como um dos palestrantes, um pouco do que aprendi numa vida intelectual que começou marxista, enveredou pela social-democracia, e hoje é bem mais libertária e anarco-capitalista, cheia de leituras, de viagens, de experiências enriquecedoras (nada como a vida para nos corrigir dos defeitos da juventude, que como dizia Nelson Rodrigues, tem todos os defeitos da vida adulta, com um agravante: a inexperiência, ou a imaturidade).

Em todo caso, já postei um texto no site, anunciado no blog, que serviu de base para minha palestra na inauguração deste ciclo, em Porto Alegre. Vejam aqui: 

O futuro do Brasil está no passado (de outros países); link: 

http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2433FuturoBrasilFrondaEmpres.pdf

O evento será na UnB (Anfiteatro 2, ICC - Ala Sul UnB).

Espero vocês lá, dia 8/11, quinta-feira, as 19hs...

Maiores informações também aqui: http://www.liberdadenaestrada.com.br/

http://www.facebook.com/events/202022746597047/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A apuração eleitoral e o observador das Relações Internacionai

O Colégio Eleitoral americano e a apuração dos votos, nos parecem muito complicadas e pensamos: no Brasil é bem melhor. Nós olhamos o mundo pelas lentes de nossa cultura e isso afeta o julgamento que fazemos de diversas situações e realidades internacionais. Muitos conflitos em negócios internacionais têm nesse fato sua origem.   A natureza federalista, com ênfase, estadual dos EUA é muito diferente do nosso federalismo e há complexas raízes históricas para isso. Boa parte do debate constitucional original daquele país gira em torno dos Direitos dos Estados. Nosso sistema tem um caráter centralizado, que ignora as nuances regionais em troca de processos uniformizados. A informatização do voto trouxe de fato, muita celeridade ao processo, mas a adoção desse regime não foi feita com um amplo debate nacional e são comuns as desconfianças sobre a integridade desse modo de fazer eleições. Muitas opiniões publicadas sobre o sistema eleitoral de lá e de cá são apenas as lentes da fa...

Transformação pela Criatividade

Como gerar empregos que não abandonam as cidades? Como recuperar áreas urbanas abandonadas? Essas são perguntas que assombram todas as cidades. A globalização diminuiu as barreiras a circulação do capital e empresas no mundo. Os primeiros a sentirem o impacto dessa nova realidade foram as cidades no coração do capitalismo mundial, cidades dos EUA e Europa. A saída de grandes empresas deixou um saldo de milhares de empregos perdidos e a cicatriz física de ter regiões inteiras marcadas por prédios abandonados. O governo de Londres foi o primeiro governo a perceber um movimento interessante. Artistas, designers e startups de novas tecnologias começavam a ocupar esses espaços abandonados, e mais notável ainda, começavam a gerar empregos, a atrair turistas e investimentos. A criatividade estava transformando a cidade e se alimentava da atmosfera urbana e, mais importante, só existia por estar ali. Essa é a Economia Criativa, onde a junção da cultura única de cada cidade e a criatividade...

A Inflação nas camadas de renda mais mais baixas

O apresentador anuncia um índice de inflação. O economista entrevistado explica quais foram os vilões da inflação daquele mês, geralmente no setor de hortifrúti de um supermercado. O índice é tido como “bom” e dizem que a inflação está controlada, mas você sabe que tudo que você compra subiu de preço e pensa será que estão mentindo para mim? Como são feitos esses índices de inflação? Existem vários índices de inflação calculados por diversas entidades e a diferença entre eles se dá no que os economistas e estatísticos chamam de cesta de consumo, isto é, o que as famílias compram e a proporção desses gastos em termos da renda total da família. Por exemplo, se a família gasta mais da renda dela com aluguel, um aumento desse custo tem impacto maior que outros preços na composição do índice. A inflação, também, depende do nível de renda. O IPEA, mediu que no acumulado do ano, até setembro de 2020, a inflação na faixa de renda muito baixa (renda familiar menor que R$ 1.650,50, por mês) fo...