Um conhecido dito popular assevera que por vezes é melhor que se dê um passo atrás para que se possam dar três a frente, não sou afeito a lugares comuns, mas a sabedoria popular é infalível nessa questão por vezes é necessário parar para avaliar as coisas, antes que se possa saltar diante de novos desafios.
E é isso que está a ocorrer com nosso blog. Precisei parar um pouco de escrever e me dedicar a assuntos pessoais e esportivos (alguns aqui devem saber que como jogador de basquete amador participei e venci com a equipe de Pirapora – MG da etapa regional dos Jogos de Minas).
Um prolongado hiato é uma tragédia para audiência de um blog já que os leitores habituais cessam em regressar e os robôs das máquinas de busca rebaixam o site que não atualiza constantemente. Mas, ressurjo desse hiato com novidades para o nosso blog.
Fui eleito chamado para ser diretor de comunicações em uma organização que se preparar para superar desafios atuais e se tornar uma referência em nosso campo, falo da Agência IR.wi.
A agência tem um portfólio invejável em ações culturais promovendo a integração dos povos por meio das trocas culturais e agora com a nova diretoria pretende aliar essa atuação prática e louvável no campo da cultura com contribuições para essa área do conhecimento que tanto amamos que são as Relações Internacionais.
Planejamos eventos e publicações que possam contribuir com o avanço da produção cientifica e principalmente a divulgação cientifica de nosso campo. Mas, não podemos nos esquecer do público em geral, ou seja, dos que não cursam ou labutam na seara internacional, mas se interessam pelo assunto. O desafio é esse criar mecanismos que possam ser úteis e relevantes para os conhecedores das relações internacionais, tomadores de decisão, estudantes e o público interessado sem formação na área.
Nesse sentido planejamos a criação de um portal de internet que possa ser dinâmico e informativo e ser uma plataforma para o fomento da reflexão dos temas internacionais.
Eu sei, eu sei, mais um portal de RI, vocês devem estar se perguntando. Bom, só posso prometer que nosso esforço na seleção dos que participarão dessa empreitada será no intento de criar um conteúdo interessante com olhares múltiplos e com a saudável convivência do contraditório respeitoso. E cá entre nós, quanto mais players o mercado de publicação em RI possuir mais forte e saudável é esse mercado.
Assim sendo muito em breve o nosso blog migrará da sua teimosa independência de blog auto-editado para participar de um portal. Deixarei a solidão digital pela companhia de muitas vozes, mas como vocês me conhecem isso não quer dizer que editarei um portal de “cordeirinhos”. Isso quer dizer que da minha independência editorial eu não abro mão.
Os que participam da minha fan page no Facebook já sabem que ando a procurar novos talentos para um projeto que batizei de “Vozes RI”, bom em breve publico o edital com as regras para participar desse projeto que será publicado no portal do IR.wi.
Antes da mudança, entretanto, devo retornar o habitual ritmo de publicação, por que escrever faz falta.
Comentários