Pular para o conteúdo principal

Carta aos leitores

Essa página nasceu numa tarde particularmente quente, em Brasília, em um momento de folga no meu escritório no oitavo andar de um prédio comercial com vista para o generoso Parque da Cidade, ok a vista era um tanto atrapalhada pelo prédio da CONAB. Essa visita ao museu de minha vida tem uma razão de ser. Esse texto é o conteúdo (a postagem) número 800 a ser publicado em Coisas Internacionais.

Essa página é tanto minha quanto dos leitores e a razão é bem simples se a responsabilidade pelo que está escrito é minha um texto só ganha vida quando lido. Nem sempre agrado, nem sempre sou entendido, mas sempre me surpreendo ao constatar que nesse mar de terabytes de informação as pessoas lêem o que escrevo. Não é falsa modéstia ou descrença em minhas habilidades, mas é por que a concorrência é grande e sejamos honestos SEO e habilidades desse tipo não é meu forte.

A aventura de escrever esse blog tem acrescido muito em minha vida, tem me forçado a ler bastante e a refinar métodos de análise, manter esse blog é quase um MBA nesse sentido. Creio que evolui muito em minha habilidade de interagir e escrever nesse veiculo especifico que é um blog. A adaptação foi necessária já que nem a escrita acadêmica, nem o estilo empresarial das minhas consultorias.

Esse blog já me deu muito e não falo dos parcos caraminguás que amealho com os anúncios nessa página e nem dos prêmios que o ultimo TOPBLOG me enviou, falo sim dos amigos que aqui conquistei e não vou citar pelo nome para não cometer injustiças.

A miríade de temas que aqui abordo mostram como o mundo é um quebra-cabeças difícil de montar e sempre falta uma peça chave e ainda assim esse é meu objetivo ultimo tentar entender o mundo. Ainda que seja muito pretensioso, eu sei. Mas, como já escrevi milhares de vezes nos meus textos “meta-analíticos” acredito na ontologia em nossa ciência.

O blog cresceu muito ao longo desses anos graças a vocês que leram, que colocaram links em seus blogs, que recomendaram nas redes sociais, indicaram aos amigos, recomendaram aos alunos, etc.

Essa carta é uma maneira de fazer um saldo do nosso crescimento que se comprova nas estatísticas de acesso. Chegamos aos 800 conteúdos. Com um pouco de ajuda de Deus e de vocês que cheguemos aos 8.000 e assim por diante.

Muito obrigado por lerem essa página.

Abraços Fraternos,

Mário Machado da Silva Filho

Pirapora, 9 -10 de agosto de 2011.

Comentários

Giovanni Okado disse…
Mario, meu caro companheiro blogueiro, gostaria de estender meus elevados cumrpimentos a você, por alcançar este número de postagem e estar cada vez mais estimulado a desenvolver este trabalho tão importante para o público de Relações Internacionais, em específico, e aos interessados na área, em geral. Este número é impressionante, sobretudo, pelo fato de você manter o blog sozinho e sempre atualizado. Muito sucesso e sorte daqui para frente. Um abraço!
Vinicius Takacs disse…
Tudo que posso lhe desejar é meus sinceros parabéns, e torcer para que jamais abandone tão belo projeto, que certamente serve de inspiração não só a mim, mas a muitos outros por ai. Conte sempre comigo, não só como o Caos, mas também como Vinicius Takacs. Só falta conseguirmos um encontro pessoalmente agora, rs. Mas tenha a certeza de que tenho por ti uma enorme estima. Grande abraço e rumo aos 8 mil posts!
Mário Machado disse…
Obrigado aos dois que são exemplos dos amigos que essa página me ajudou a fazer.

Rumo aos 8.000.

Abs,

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Bye, bye! O Brexit visto por Francisco Seixas da Costa

Francisco Seixas da Costa é diplomata português, de carreira, hoje aposentado ou reformado como dizem em Portugal, com grande experiência sobre os intricados meandros da diplomacia européia, seu estilo de escrita (e não me canso de escrever sobre isso aqui) torna suas análises ainda mais saborosas. Abaixo o autor tece algumas impressões sobre a saída do Reino Unido da União Européia. Concordo com as razões que o autor identifica como raiz da saída britânica longe de embarcar na leitura dominante sua serenidade é alentadora nesses dias de alarmismos e exagero. O original pode ser lido aqui , transcrito com autorização do autor tal qual o original. Bye, bye! Por Francisco Seixas da Costa O Brexit passou. Não vale a pena chorar sobre leite derramado, mas é importante perceber o que ocorreu, porque as razões que motivaram a escolha democrática britânica, sendo próprias e específicas, ligam-se a um "malaise" que se estende muito para além da ilha. E se esse mal-estar ...

Fim da História ou vinte anos de crise? Angústias analíticas em um mundo pandêmico

O exercício da pesquisa acadêmica me ensinou que fazer ciência é conversar com a literatura, e que dessa conversa pode resultar tanto o avanço incremental no entendimento de um aspecto negligenciado pela teoria quanto o abandono de uma trilha teórica quando a realidade não dá suporte empírico as conjecturas, ainda que tenham lógica interna consistente. Sobretudo, a pesquisa é ler, não há alternativas, seja para entender o conceito histórico, ou para determinar as variáveis do seu experimento, pesquisar é ler, é interagir com o que foi lido, é como eu já disse: conversar com a literatura. Hoje, proponho um diálogo, ou pelo menos um início de conversa, que para muitos pode ser inusitado. Edward Carr foi pesquisador e acadêmico no começo do século XX, seu livro Vinte Anos de Crise nos mostra uma leitura muito refinada da realidade internacional que culminou na Segunda Guerra Mundial, editado pela primeira vez, em 1939. É uma mostra que é possível sim fazer boas leituras da história e da...