Pular para o conteúdo principal

Carta aos leitores

Essa página nasceu numa tarde particularmente quente, em Brasília, em um momento de folga no meu escritório no oitavo andar de um prédio comercial com vista para o generoso Parque da Cidade, ok a vista era um tanto atrapalhada pelo prédio da CONAB. Essa visita ao museu de minha vida tem uma razão de ser. Esse texto é o conteúdo (a postagem) número 800 a ser publicado em Coisas Internacionais.

Essa página é tanto minha quanto dos leitores e a razão é bem simples se a responsabilidade pelo que está escrito é minha um texto só ganha vida quando lido. Nem sempre agrado, nem sempre sou entendido, mas sempre me surpreendo ao constatar que nesse mar de terabytes de informação as pessoas lêem o que escrevo. Não é falsa modéstia ou descrença em minhas habilidades, mas é por que a concorrência é grande e sejamos honestos SEO e habilidades desse tipo não é meu forte.

A aventura de escrever esse blog tem acrescido muito em minha vida, tem me forçado a ler bastante e a refinar métodos de análise, manter esse blog é quase um MBA nesse sentido. Creio que evolui muito em minha habilidade de interagir e escrever nesse veiculo especifico que é um blog. A adaptação foi necessária já que nem a escrita acadêmica, nem o estilo empresarial das minhas consultorias.

Esse blog já me deu muito e não falo dos parcos caraminguás que amealho com os anúncios nessa página e nem dos prêmios que o ultimo TOPBLOG me enviou, falo sim dos amigos que aqui conquistei e não vou citar pelo nome para não cometer injustiças.

A miríade de temas que aqui abordo mostram como o mundo é um quebra-cabeças difícil de montar e sempre falta uma peça chave e ainda assim esse é meu objetivo ultimo tentar entender o mundo. Ainda que seja muito pretensioso, eu sei. Mas, como já escrevi milhares de vezes nos meus textos “meta-analíticos” acredito na ontologia em nossa ciência.

O blog cresceu muito ao longo desses anos graças a vocês que leram, que colocaram links em seus blogs, que recomendaram nas redes sociais, indicaram aos amigos, recomendaram aos alunos, etc.

Essa carta é uma maneira de fazer um saldo do nosso crescimento que se comprova nas estatísticas de acesso. Chegamos aos 800 conteúdos. Com um pouco de ajuda de Deus e de vocês que cheguemos aos 8.000 e assim por diante.

Muito obrigado por lerem essa página.

Abraços Fraternos,

Mário Machado da Silva Filho

Pirapora, 9 -10 de agosto de 2011.

Comentários

Giovanni Okado disse…
Mario, meu caro companheiro blogueiro, gostaria de estender meus elevados cumrpimentos a você, por alcançar este número de postagem e estar cada vez mais estimulado a desenvolver este trabalho tão importante para o público de Relações Internacionais, em específico, e aos interessados na área, em geral. Este número é impressionante, sobretudo, pelo fato de você manter o blog sozinho e sempre atualizado. Muito sucesso e sorte daqui para frente. Um abraço!
Vinicius Takacs disse…
Tudo que posso lhe desejar é meus sinceros parabéns, e torcer para que jamais abandone tão belo projeto, que certamente serve de inspiração não só a mim, mas a muitos outros por ai. Conte sempre comigo, não só como o Caos, mas também como Vinicius Takacs. Só falta conseguirmos um encontro pessoalmente agora, rs. Mas tenha a certeza de que tenho por ti uma enorme estima. Grande abraço e rumo aos 8 mil posts!
Mário Machado disse…
Obrigado aos dois que são exemplos dos amigos que essa página me ajudou a fazer.

Rumo aos 8.000.

Abs,

Postagens mais visitadas deste blog

Crise no Equador

Sob forte protesto das forças policiais e parte dos militares, que impedem o funcionamento do aeroporto internacional de Quito. Presidente Correa cogita usar dispositivo constitucional que prevê dissolução do Congresso e eleições gerais. Mais uma grave crise política na América do Sul. Numa dessas coincidências típicas de se analisar as coisas internacionais discutia semana passada numa excelente postagem de Luís Felipe Kitamura no laureado blog Página Internacional a situação equatoriana. A postagem tinha como título Equador: a instabilidade política e suas lições . Na qual o colega discorria sobre o péssimo histórico de conturbação política do país andino e sobre como o governo Correa parecia romper com isso usando a receita da esquerda latina de certo pragmatismo econômico e políticas distributivas. Mas, justamente a instabilidade política que parecia a caminho da extinção volta com toda força em um episódio potencialmente perigoso, que contundo ainda é cedo para tecer uma análise

Meus leitores fiéis, pacientes e por vezes benevolentes e caridosos

Detesto falar da minha vida pessoal, ainda mais na exposição quase obscena que é a internet, mas creio que vocês merecem uma explicação sobre a falta de manutenção e atualização desse site, morar no interior tem vantagens e desvantagens, e nesse período as desvantagens têm prevalecido, seja na dificuldade na prestação de serviços básicos para esse mundo atual que é uma boa infra-estrutura de internet (que por sinal é frágil em todo o país) e serviço de suporte ao cliente (que também é estupidamente oferecido pelas empresas brasileiras), dificuldades do sub-desenvolvimento diria o menos politicamente correto entre nós. São nessas horas que vemos, sentimos e vivenciamos toda a fragilidade de uma sociedade na qual a inovação e a educação não são valores difundidos. Já não bastasse dificuldades crônicas de acesso à internet, ainda fritei um ‘pen drive’ antes de poder fazer o back up e perdi muitos textos, que já havia preparado para esse blog, incluso os textos que enviaria para o portal M

Extremismo ou ainda sobre a Noruega. Uma reflexão exploratória

O lugar comum seria começar esse texto conceituando extremismo como doutrina política que preconiza ações radicais e revolucionárias como meio de mudança política, em especial com o uso da violência. Mas, a essa altura até o mais alheio leitor sabe bem o que é o extremismo em todas as suas encarnações seja na direita tresloucada e racista como os neonazistas, seja na esquerda radical dos guerrilheiros da FARC e revolucionários comunistas, seja a de caráter religioso dos grupos mulçumanos, dos cristãos, em geral milenaristas, que assassinam médicos abortistas. Em resumo, todos esses que odeiam a liberdade individual e a democracia. Todos esses radicais extremistas tem algo em comum. Todos eles estão absolutamente convencidos que suas culturas, sociedades estão sob cerco do outro, um cerco insidioso e conspiratório e que a única maneira de se resgatarem dessa conspiração contra eles é buscar a pureza (racial, religiosa, ideológica e por ai vai) e agir com firmeza contra o inimigo. Ness