Pular para o conteúdo principal

Carta aos leitores

Essa página nasceu numa tarde particularmente quente, em Brasília, em um momento de folga no meu escritório no oitavo andar de um prédio comercial com vista para o generoso Parque da Cidade, ok a vista era um tanto atrapalhada pelo prédio da CONAB. Essa visita ao museu de minha vida tem uma razão de ser. Esse texto é o conteúdo (a postagem) número 800 a ser publicado em Coisas Internacionais.

Essa página é tanto minha quanto dos leitores e a razão é bem simples se a responsabilidade pelo que está escrito é minha um texto só ganha vida quando lido. Nem sempre agrado, nem sempre sou entendido, mas sempre me surpreendo ao constatar que nesse mar de terabytes de informação as pessoas lêem o que escrevo. Não é falsa modéstia ou descrença em minhas habilidades, mas é por que a concorrência é grande e sejamos honestos SEO e habilidades desse tipo não é meu forte.

A aventura de escrever esse blog tem acrescido muito em minha vida, tem me forçado a ler bastante e a refinar métodos de análise, manter esse blog é quase um MBA nesse sentido. Creio que evolui muito em minha habilidade de interagir e escrever nesse veiculo especifico que é um blog. A adaptação foi necessária já que nem a escrita acadêmica, nem o estilo empresarial das minhas consultorias.

Esse blog já me deu muito e não falo dos parcos caraminguás que amealho com os anúncios nessa página e nem dos prêmios que o ultimo TOPBLOG me enviou, falo sim dos amigos que aqui conquistei e não vou citar pelo nome para não cometer injustiças.

A miríade de temas que aqui abordo mostram como o mundo é um quebra-cabeças difícil de montar e sempre falta uma peça chave e ainda assim esse é meu objetivo ultimo tentar entender o mundo. Ainda que seja muito pretensioso, eu sei. Mas, como já escrevi milhares de vezes nos meus textos “meta-analíticos” acredito na ontologia em nossa ciência.

O blog cresceu muito ao longo desses anos graças a vocês que leram, que colocaram links em seus blogs, que recomendaram nas redes sociais, indicaram aos amigos, recomendaram aos alunos, etc.

Essa carta é uma maneira de fazer um saldo do nosso crescimento que se comprova nas estatísticas de acesso. Chegamos aos 800 conteúdos. Com um pouco de ajuda de Deus e de vocês que cheguemos aos 8.000 e assim por diante.

Muito obrigado por lerem essa página.

Abraços Fraternos,

Mário Machado da Silva Filho

Pirapora, 9 -10 de agosto de 2011.

Comentários

Giovanni Okado disse…
Mario, meu caro companheiro blogueiro, gostaria de estender meus elevados cumrpimentos a você, por alcançar este número de postagem e estar cada vez mais estimulado a desenvolver este trabalho tão importante para o público de Relações Internacionais, em específico, e aos interessados na área, em geral. Este número é impressionante, sobretudo, pelo fato de você manter o blog sozinho e sempre atualizado. Muito sucesso e sorte daqui para frente. Um abraço!
Vinicius Takacs disse…
Tudo que posso lhe desejar é meus sinceros parabéns, e torcer para que jamais abandone tão belo projeto, que certamente serve de inspiração não só a mim, mas a muitos outros por ai. Conte sempre comigo, não só como o Caos, mas também como Vinicius Takacs. Só falta conseguirmos um encontro pessoalmente agora, rs. Mas tenha a certeza de que tenho por ti uma enorme estima. Grande abraço e rumo aos 8 mil posts!
Mário Machado disse…
Obrigado aos dois que são exemplos dos amigos que essa página me ajudou a fazer.

Rumo aos 8.000.

Abs,

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Empregos em RI: Esperança renovada

“A esperança não é nem realidade nem quimera. É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos; foram feitos pelo grande número de passantes.” Lu Hsun. In “O país natal”. O tema empregabilidade domina os e-mails que recebo de leitores e os fóruns dedicados a relações internacionais. Não por acaso deve haver pelo menos 30 textos dedicados ao tema nesse site. E sempre tento passar minha experiência e as dos meus amigos que acompanho de perto. O tema sempre volta, por que sejamos francos nos sustentar é algo importante e vital se me permitirem essa tautologia. Pois bem, no próximo dia 19 de novembro ocorrerá uma grande festa que encerrará os festejos de 15 anos de existência do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. E como parte dos preparativos para essa data temos empreendido um esforço para “rastrear” todos os egressos de nosso curso. Nesse esforço temos criado uma rede de contatos e o que os dados empíricos me mostram é um tes...

O complicado caminho até a Casa Branca

O processo eleitoral americano é longo e complexo, sua principal característica é a existência do Colégio Eleitoral, que atribui aos candidatos uma quantidade de votos, que equivale ao número de senadores ou deputados (lá chamados de representantes) que cada estado tem direito no Congresso dos EUA. Esse sistema indireto de votação é uma fórmula constitucional enraizada no processo histórico da formação dos Estados Unidos, que buscava em um forte federalismo, criar mecanismos que pudessem minorar ou eliminar a possiblidade de um governo tirânico. Esse arranjo federalista se manifesta fortemente, também, na forma como a Constituição Americana é emendada, sendo necessário a ratificação de uma emenda aprovada no congresso pelos legislativos estaduais. São 538 votos totais no Colégio Eleitoral, a Califórnia tem o maior número de votos, com 55 e o Distrito de Columbia (equivalente ao nosso Distrito Federal) e outros 7 estados com 3 votos têm a menor quantidade, o censo populacional é usa...