Hoje nesse dia 12 de outubro, data consagrada a Padroeira do Brasil Nossa Senhora de Aparecida. Tem-se o inicio dos esforços de resgate dos mineiros chilenos e o presidente chileno discursa com a devida alegria triunfalista do líder de um povo que tem sofrido com tragédias naturais e políticas. Enquanto tracejo essas linhas não sei como se deram os esforços e se foram bem sucedidos no resgate desses homens que há tanto (69 dias) se encontram numa caverna que nada deve ao maldito domínio de Hades.
Supõe-se que um analista racional não deva se envolver emocionalmente, contudo peço a devida vênia a meus leitores por que não há como não ter um grau de envolvimento com o que ocorre naquele longínquo acampamento Esperança, ao lado da mina San José. Seria uma saída simples buscar analisar as condições de trabalho do setor minerador chileno, ou tentar determinar como um eventual (e esperado) resgate bem feito será politicamente proveitoso para Piñera que tem que lidar com o sempre frustrante processo de reconstrução de um país atingido por um dos maiores terremotos já registrados. Por hora, entretanto, abandono essas analises frias e me junto ao coro dos que rezam para que tudo ocorra bem, para que as inteligências envolvidas sejam capazes de conduzir esse processo de maneira rápida, eficaz e segura.
É provável que entre meus leitores existam os que não comungam da minha fé – alguns por terem outras crenças e outros por que em nada, além da força do próprio homem crêem – Mas, é em um momento como esse que se pode exercitar a tolerância que tanto se pede aos que professam religiões majoritárias. Afinal, para quem como eu crê não há como deixar de pensar que não é coincidência que hoje, justo hoje, na data em que se comemora o dia da Padroeira, Maria.
Comentários