Realizar-se-á em Brasília de 22 a 24 de outubro, com entrada Franca. a IV Mostra Internacional de Curtas: Os Diferentes Olhares do Mundo. Que nesta edição apresenta o tema: “Diversidade Étnica e Cultural”. (Cine Brasília, entrada FRANCA)
A mostra é uma iniciativa da Pacta Consultoria e da Agência IRWI (Agência Cultural e Esportiva do Instituo Mundial para as Relações Internacionais onde colaboro de maneira voluntária, mas que infelizmente não trabalhei na realização desse evento), com produção da Pavirada Filmes e viabilizada pela Lei de Incentivo a Cultura.
Nesta 4ª edição da Mostra Internacional de Curtas “Os Diferentes Olhares do Mundo”, trouxemos à discussão um tema que é, pela sua própria essência, dos mais caros ao que a Mostra propõe desde a sua primeira edição: a Diversidade Étnica e Cultural.
Atualmente, com o mundo interligado em suas mais diversas complexidades, nunca estivemos tão próximos ao que nos é diferente. As distâncias diminuíram rapidamente, e o mundo se tornou muito maior. Uma oportunidade de hibridação cultural e étnica que nos coloca frente a novos pensamentos, novas teses, novas formas de pensarmos nossa condição de sermos humanos. Essa aproximação tem possibilitado ao homem demonstrações de fraternidade, em compreensão, reconhecimento e valorização das coletividades que tecem as teias sociais de nosso planeta; e também inúmeras manifestações de intolerância, opressão, ódio e discriminação.
Por isso, exibiremos no Cine Brasília nos dias 22, 23 e 24 de outubro uma programação de curtas-metragens de diferentes países do mundo que abordam a nossa pluralidade de costumes, como Humanidade, em declarada defesa ao direito à diferença.
Para maiores detalhes como a programação visite o site da mostra.
Essa mostra é um testemunho a interação entre as relações internacionais e a cultura, uma vez que a arte pode ilustrar bem as preocupações presentes nas agendas das relações internacionais, por sinal, vários teóricos já trabalham com construções e análises construídas nos discursos artísticos.
Esse evento, também, simboliza as diversas possibilidades de atuação para os bacharéis em relações internacionais.
Comentários