Escrevi dia 3 de agosto nesse blog um texto chamado “Restraint a palavra do dia” onde se podia ler:
“Contenção é o que é preciso na península coreana, em tensão perpétua por conta da suspensa guerra fratricida coreana que opõem comunistas e capitalistas. E está especialmente tensa desde o ataque e afundamento de navio do Sul pelo Norte. Que ensejou os exercícios conjuntos de EUA e Coréia do Sul. Manobras militares que enfureceram a cúpula do regime comunista que chegou a ponto de dizer que vislumbrava uma “guerra santa” (guerra santa comunista – ULTRA SIC) contra os EUA. O anúncio de exercícios militares, por parte do sul, com munição real na proximidade de zona disputada entre os dois Estados, no Mar Amarelo, aumenta a nefasta possibilidade de um confronto ser deflagrado. Contenção é algo necessário para que nenhum dos lados se exceda e que faria cessar ou diminuir as bravatas dos dois governos, em especial do norte, já que regimes totalitários têm um espaço maior para agir sem controle social.”
E desde então a tensão se acumulou e hoje foi revelado que a Coréia do Norte capturou um pesqueiro do Sul – o Daeseung 55 – que segundo alegações do governo comunista foi apreendido dia 8 de agosto em sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE). O anúncio dessa captura se dá agora que novos exercícios se iniciaram envolvendo 56.000 soldados do sul e 30.000 soldados americanos.
A Coréia do Norte tem todo o direito de resguardar seu mar territorial e sua ZEE, contudo dado o grau elevado de tensão na região seria proveitoso se a apuração dessa violação ocorresse de maneira aberta e transparente para que não se torne mais um fator a deixar os ânimos acirrados.
Claro que seria recomendável também que os pescadores se mantivessem em locais nos quais eles possuem as devidas licenças para pescar comercialmente.
Comentários