Há 15 anos começava a fuga de Srebrenica face ao avanço de tropas sérvias contra a população mulçumana que estava sob a proteção de tropas holandesas a serviço das nações unidas. Não sou estudioso do direito internacional, tampouco dos direitos humanos, sejam de qual geração forem, mas o ato que se seguiu a omissão (vale lembrar a explicação exótica para inação das forças holandesas apresentada pelo General da Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA John Sheehan, comentários veementemente repudiados pelo Governo da Holanda) das forças da ONU é hoje reconhecido como um genocídio. Naquele mês de julho há 15 cerca de 8.000 mulçumanos (adultos, crianças, idosos, todos do sexo masculino) foram massacrados.
O assassinato em massa legitimou a ação multinacional liderada pelos EUA que interveio na região impondo uma solução para o caso, os detalhes de toda essa tragédia serão apresentados no vídeo abaixo, que explora aspectos históricos e humanos dos episódios que se seguiram a desintegração da Iugoslávia.
Os terríveis relatos da guerra nos Bálcãs servem como testemunho da barbárie que os seres humanos são capazes de perpetrar e dão mostra também da coragem e compromissos de outros seres humanos para salvar vidas e evitar que essas tragédias ocorram. Gostaria de ser otimista quanto a não repetição dessas atrocidades, contudo a força do ódio parece ecoar alto nas mentes humanas.
Deixo a reportagem da Globo News e meu incentivo para quem quer saber mais sobre o assunto a pesquisa, afinal a reportagem e essas linhas não arranham a superfície de algo tão terrível.
Recomendo, também, uma visita a página do International Criminal Tribunal for the former Yugoslavia (ICTY) para mais detalhes sobre os procedimentos legais e os criminosos de guerra fugitivos. E como já disse anteriormente é recomendável a busca por artigos e papers para se ter uma noção mais exata da tragédia, suas causas, suas ramificações e conseqüências para política dos Bálcãs, Europa e por que não para o sistema mundial. Por sinal se algum de vocês escrever algo nesse sentido ficarei muito contente de dar publicidade e até postar aqui se for o caso.
Comentários