Meu colega de turma o professor Rafael Duarte é coordenador de um curso de especialização de Gestão de Projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo UDF. Antes que alguém me acuse não estou a fazer propaganda paga, achei a oportunidade válida para dividir. E não faço parte do corpo docente, se fizesse diria com muito orgulho. Segue abaixo algumas informações sobre o curso.
Apresentação do curso
Há, no Distrito Federal, uma carência de profissionais com especialização em elaboração, gestão e avaliação de projetos de caráter internacional, que poderiam contribuir para o desempenho de atividades e captação de recursos junto a Governos, Organizações Internacionais e Organizações Não governamentais. O curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável oferece uma interessante opção de aprimoramento acadêmico e profissional. Promove estudos e práticas em: elaboração, acompanhamento e avaliação de programas e projetos de cooperação internacional.
Diferenciais
Apesar de se focar em projetos no âmbito da cooperação internacional, o curso não se restringe a alunos com formação em Relações Internacionais , mas em qualquer outra área. Tem como objetivo capacitar profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com projetos de âmbito nacional que busquem captar recursos de fundos estrangeiros e internacionais, por essa questão.
Além de voltado para o público de qualquer formação acadêmica, o curso também se preocupa em formar profissionais preocupados com Desenvolvimento Sustentável.
Mercado de trabalho
O profissional que concluir o curso poderá trabalhar como consultor autônomo ou poderá prestar serviços diretos a organizações internacionais como Organização das Nações Unidas (ONU) e outros com escritório no Brasil (UNESCO, CEPAL, OMS, OIT, etc), Organizações Não-Governamentais e também em iniciativas de governo, não só do Brasil.
No Distrito Federal há escritórios de praticamente todos os atores que realizam ações de cooperação internacional, além de concentrar as embaixadas de diversos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Todos esses atores demandam profissionais em gestão de projetos.
Perfil do profissional que deseja fazer o curso
Em primeiro lugar, deve ter consciência de seu papel na sociedade. Também deve ser ciente de que é capaz de contribuir para construção de um futuro melhor para as gerações futuras.
Investimento: 18 parcelas de R$500,00
Duração: 18 meses
Dias/horários: Sábados, das 08:30 às 12:00 hs.
Matriz Curricular:
Módulo I – Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável
Módulo II – Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Inovação Unidade
1 – Políticas e Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Unidade
2 – Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Módulo III – Fundamentos da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável Unidade
1 – Cooperação Técnica Internacional Unidade
2 – Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia Unidade
3 – Atores da Cooperação Internacional
Módulo IV – Gestão de projetos de cooperação internacional Unidade
1 – Estratégias de elaboração de projetos em cooperação internacional Unidade
2 – Mecanismos de financiamento de projetos de cooperação internacional Unidade
3 – Avaliação de projetos de cooperação internacional: Análise de custo/benefício, viabilidade econômica, social e ambiental.
Módulo V – Trabalhos de conclusão do curso
Para maiores informações visitem o site do curso.
Comentários