O assunto é o assunto quente do momento entre os observadores da política internacional em âmbito sul-americano [já quem em nível global temos uma cúpula nuclear entre Brasil, Turquia e Irã e na Ásia temos a “eterna” tensão na península coreana em um novo momento agudo por conta dos exercícios militares entre EUA e Coréia do Sul no mar do Japão] e vários pontos das estratégias em voga ainda estão nebulosos, portanto nos cabe ainda colher algumas informações. Confesso que uma pergunta ainda se repete na minha mente que o porquê da iniciativa da Colômbia ter sido tomada no ocaso do mandato de Uribe.
É fato que eu não gosto de fazer clipping de notícias por vários motivos que já apresentei antes. Mas, farei um levantamento aqui das reportagens sobre o tema nos principais jornais até a hora que escrevo esse texto, contudo apenas linkarei essas reportagens sem transcrevê-las, colocarei também o vídeo do excelente debate no Globo News Painel desse sábado, que apresentou aspectos interessantes da política externa do governo Lula e da política na América Latina.
O jornal “O Estado de São Paulo” apresentou um editorial chamado “A nova bravata de Chávez”. A BBC Brasil emitiu um despacho transcrito por quase todos os jornais aqui escolhi o Portal Terra intitulado “Lula diz 'estranhar' denúncia de Uribe contra a Venezuela”. O “El Clarín” deu destaque a fala de Chávez na reportagem “Ahora Chávez le pide a las FARC que abandonen la lucha armada”. O excelente jornal espanhol “El País” apresenta a reportagem “EE UU pide una investigación internacional sobre la presencia de las FARC en Venezuela”. O “The New York Times” reproduz o despacho da AP “Venezuela Warns Colombia Against Inciting a Conflict”. Esse levantamento não é exaustivo corresponde a uma amostragem das reportagens que propositalmente exclui fontes colombianas e venezuelanas que recomendo que sejam levadas em conta.
Abaixo vai o vídeo do Globo News Painel, um programa que em certos momentos foi contundente com relação a política externa conduzida por Lula, Amorim e Garcia. Foram convidados do apresentador William Waack: Marcos Azambuja, embaixador e vice-presidente do Cebri, Sérgio Fausto, cientista político do Gacint, e Marco Antônio Villa, historiador da Universidade Federal de São Carlos. O vídeo é disponibilizado no site de vídeos do grupo Globo, junto com os códigos que permitem sua exibição aqui.
Comentários
Parabéns.
;D
Ah, esqueci do Rio de Janeiro....
Abraços.
Muito legal!! irei ler mais posts para aprender mais!!
Blog informativo, depois dou uma lida nas notícias que vc publicou aqui ;)
Acessa aí http://www.leontextos.blogspot.com
achei o video em tom bem homorado com umas agulhadas
isso nao é o que o mundo precisa.
o hitler das américas