Quem tem acesso aos canais de noticias estrangeiros ontem percebeu a grande comoção que tomou conta dessas redes com transmissão ao vivo de Camberra e tudo o mais. Falo claro da troca de comando no governo da Austrália que passa a ter uma mulher ocupando o cargo de Primeiro-Ministro, algo inédito até então na terra dos cangurus. A CNN classificou como revolta política o processo que levou a derrocada de Kevin Rudd, que foi praticamente forçado a não concorrer pela liderança de seu partido, o governo passou para sua antiga aliada e ministra Julia Gillard.
Claro que outro grande assunto foi a verdadeira bola nas costas que levou o Presidente Obama que foi alvo de ataques veementes do agora Ex-Comandante das Forças Multinacionais da OTAN no Afeganistão, o General Stanley McChrystal “runaway general”, que foi defendido pelo governo afegão que o considera o melhor comandante da OTAN desde que essa guerra começou. Seu substituto será o conhecido General David Petraeus, que goza de um bom reconhecimento entre os soldados, sendo considerado um “general/diplomata”.
Confesso que ainda não li a matéria, portanto não tecerei maiores análises, ao que parece no sentido estratégico não ocorrerão alterações nos rumos adotados. O caso pode em algum tempo num futuro próximo ser usado contra o Presidente, embora os republicanos, ao contrário de que alguns pensavam foram quase uníssonos na condenação as declarações do General.
Comentários