Enquanto o mundo lamenta a morte de José Saramago e debate sua literatura e suas idéias com os exageros de sempre dos defensores cegos (sem trocadilhos) e dos críticos radicais. Faleceu alguém que digno de nota, o ex-jogador da NBA (Liga profissional de basquete dos EUA) o sudanês Manute Bol.
Manute jogou por 4 franquias (como são denominadas as equipes na NBA) Washington Bullets, Philadelphia 76ers, Golden State Warriors e Miami Heat. Não foi conhecido por sua habilidade no jogo de basquete, ainda que seja o único jogador na história da liga com mais tocos (bloqueios do ato de arremesso do adversário) que pontos, com uma média de 3.3 tocos por partida. Sua fama decorria do fato de ser um verdadeiro gigante com aproximadamente 2,35m (7,7 pés ) de altura.
Nos meus tempos de jogador de divisão de base (joguei até o juvenil, última categoria antes da profissionalização e tive o prazer de jogar ao lado e contra o ala Rossi, membro da equipe do Universo Brasília atual campeão do NBB – Novo Basquete Brasil, liga brasileira e que em certa vez tentei, com ênfase no tentei marcar o pivô Nenê Hilário, que é mais novo, mas já era naquele tempo infinitamente melhor que eu), adorava ver esse gigante esguio e um tanto desajeitado para correr jogar, é certo que nunca foi um grande jogador, mas o fato de ser um jogador grande já chamava a atenção. Manute será lembrado por seu trabalho de caridade em seu país natal o sempre conflituoso Sudão e por seu bom humor. A causa da morte não foi revelada, mas conforme relatos da imprensa o ex-jogador lutava com problemas de rins e de pele.
Uma pena que acompanhei pouco, apenas o final de sua carreira e vi muitos vídeos que circulavam entre os jogadores de basquete, naqueles dias de infância no final dos anos de 1980 e inicio de 1990 não havia a internet, nem canais a cabo transmitindo os jogos da liga americana, havia as sextas-feiras transmissão pela rede Bandeirantes (cesta na sexta).
Deixo meus sinceros sentimentos e orações para a família de Manute Bol, que deixou esposa e quatro filhos. Abaixo um vídeo com alguns momentos do jogador em ação.
Comentários