Serra – Bolívia: Como vocês sabem, ainda não decidi se irei cobrir as eleições com mais atenção ou não. Realmente ainda não tomei a decisão, tenho que pesar alguns elementos, que serão discutidos em seu tempo. Contudo, devo salientar que escrevi essa semana sobre Segurança Nacional e Narcotráfico, antes das declarações tidas como polêmicas do pré-candidato (figura jurídica bem jabuticaba) do PSDB José Serra, que foi rebatida pelo Assessor Especial Marco Aurélio Garcia, naturalmente também reagiu a pré-candidata do PT Dilma Rousseff e o Ministro Oscar Coca da Bolívia (é José Simão, não é só o Brasil que é o país da piada pronta).
Toda reação foi tempestade em copo d’água, se ele tivesse trocado Morales por Uribe, a reação seria outra, contudo, há indícios que avalizam a tese de que há um aumento profundo da área plantada de coca na Bolívia. Estive lá durante um levante ‘cocalero’, o movimento que mais tarde levou o Evo Morales ao poder, e era claro que o movimento se justificava em torno do uso tradicional das folhas de coca (chá e o consumo da folha in natura), mas o volume produzido é muito, mas muito maior do que é usado para esses fins lícitos.
Carta do Obama: Hoje “vazou” o resto da comunicação (desta feita na íntegra, basta buscar na internet) do Presidente Obama endereçada ao Presidente Lula, já dei minha opinião sobre o assunto aqui.
Secretário-Geral no Brasil: Ban Ki-Moon, tem sido como é pertinente a quem está em seu cargo, bastante simpático e enaltecendo as intenções brasileiras de saída negociada, contudo, nas entrelinhas do seu diplomatiquês, certas críticas quando a falta de conteúdo tangível que atenda as expectativas da comunidade internacional (aqui leia-se P5 + Alemanha).
Eleições na Colômbia: Esse fim de semana irá ocorrer eleições na Colômbia, recomendo a sempre ativa e bem feita cobertura de meu querido ex-professor, e bom amigo, além de cientista político com extenso currículo e ótimo senso analítico, Marcio Coimbra, em seu blog – Diários da Política.
Interrupção das atualizações: Já com embaraço admito que persistem os problemas de conexão com a internet, que desde que retomei este blog afetam o seu desenvolvimento, espero terminar os reparos nessa semana e reposicionar a antena que recebe o sinal de rádio do meu provedor, e assim minimizar a perda de pacotes no roteamento do sinal, de modo a permitir estabilidade e velocidade na conexão, ou pelo menos esse é o plano.
Imagino o avanço que será a internet no interior do Brasil com a volta da Telebrás, que me lembro era eficientíssima. (ironia OFF). Só para avisar que caso eu suma de repente não foi por outro motivo senão os apresentados acima.
E-mails dos leitores: Não sei se serei capaz de atender aos leitores nos termos e prazos que me auto-comprometi, tenho dado preferência aos meus afazeres profissionais, nos períodos em que consigo conexão, quando não usando o celular, para responder. Mas, assim que for possível atenderei cada um, peço paciência.
Comentários