Pular para o conteúdo principal

Notas aleatórias, mas pertinentes

Serra – Bolívia: Como vocês sabem, ainda não decidi se irei cobrir as eleições com mais atenção ou não. Realmente ainda não tomei a decisão, tenho que pesar alguns elementos, que serão discutidos em seu tempo. Contudo, devo salientar que escrevi essa semana sobre Segurança Nacional e Narcotráfico, antes das declarações tidas como polêmicas do pré-candidato (figura jurídica bem jabuticaba) do PSDB José Serra, que foi rebatida pelo Assessor Especial Marco Aurélio Garcia, naturalmente também reagiu a pré-candidata do PT Dilma Rousseff e o Ministro Oscar Coca da Bolívia (é José Simão, não é só o Brasil que é o país da piada pronta).

Toda reação foi tempestade em copo d’água, se ele tivesse trocado Morales por Uribe, a reação seria outra, contudo, há indícios que avalizam a tese de que há um aumento profundo da área plantada de coca na Bolívia. Estive lá durante um levante ‘cocalero’, o movimento que mais tarde levou o Evo Morales ao poder, e era claro que o movimento se justificava em torno do uso tradicional das folhas de coca (chá e o consumo da folha in natura), mas o volume produzido é muito, mas muito maior do que é usado para esses fins lícitos. 

Carta do Obama: Hoje “vazou” o resto da comunicação (desta feita na íntegra, basta buscar na internet) do Presidente Obama endereçada ao Presidente Lula, já dei minha opinião sobre o assunto aqui.

Secretário-Geral no Brasil: Ban Ki-Moon, tem sido como é pertinente a quem está em seu cargo, bastante simpático e enaltecendo as intenções brasileiras de saída negociada, contudo, nas entrelinhas do seu diplomatiquês, certas críticas quando a falta de conteúdo tangível que atenda as expectativas da comunidade internacional (aqui leia-se P5 + Alemanha).

Eleições na Colômbia: Esse fim de semana irá ocorrer eleições na Colômbia, recomendo a sempre ativa e bem feita cobertura de meu querido ex-professor, e bom amigo, além de cientista político com extenso currículo e ótimo senso analítico, Marcio Coimbra, em seu blog – Diários da Política.

Interrupção das atualizações: Já com embaraço admito que persistem os problemas de conexão com a internet, que desde que retomei este blog afetam o seu desenvolvimento, espero terminar os reparos nessa semana e reposicionar a antena que recebe o sinal de rádio do meu provedor, e assim minimizar a perda de pacotes no roteamento do sinal, de modo a permitir estabilidade e velocidade na conexão, ou pelo menos esse é o plano.

Imagino o avanço que será a internet no interior do Brasil com a volta da Telebrás, que me lembro era eficientíssima. (ironia OFF). Só para avisar que caso eu suma de repente não foi por outro motivo senão os apresentados acima.

E-mails dos leitores: Não sei se serei capaz de atender aos leitores nos termos e prazos que me auto-comprometi, tenho dado preferência aos meus afazeres profissionais, nos períodos em que consigo conexão, quando não usando o celular, para responder. Mas, assim que for possível atenderei cada um, peço paciência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Empregos em RI: Esperança renovada

“A esperança não é nem realidade nem quimera. É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos; foram feitos pelo grande número de passantes.” Lu Hsun. In “O país natal”. O tema empregabilidade domina os e-mails que recebo de leitores e os fóruns dedicados a relações internacionais. Não por acaso deve haver pelo menos 30 textos dedicados ao tema nesse site. E sempre tento passar minha experiência e as dos meus amigos que acompanho de perto. O tema sempre volta, por que sejamos francos nos sustentar é algo importante e vital se me permitirem essa tautologia. Pois bem, no próximo dia 19 de novembro ocorrerá uma grande festa que encerrará os festejos de 15 anos de existência do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. E como parte dos preparativos para essa data temos empreendido um esforço para “rastrear” todos os egressos de nosso curso. Nesse esforço temos criado uma rede de contatos e o que os dados empíricos me mostram é um tes...

O complicado caminho até a Casa Branca

O processo eleitoral americano é longo e complexo, sua principal característica é a existência do Colégio Eleitoral, que atribui aos candidatos uma quantidade de votos, que equivale ao número de senadores ou deputados (lá chamados de representantes) que cada estado tem direito no Congresso dos EUA. Esse sistema indireto de votação é uma fórmula constitucional enraizada no processo histórico da formação dos Estados Unidos, que buscava em um forte federalismo, criar mecanismos que pudessem minorar ou eliminar a possiblidade de um governo tirânico. Esse arranjo federalista se manifesta fortemente, também, na forma como a Constituição Americana é emendada, sendo necessário a ratificação de uma emenda aprovada no congresso pelos legislativos estaduais. São 538 votos totais no Colégio Eleitoral, a Califórnia tem o maior número de votos, com 55 e o Distrito de Columbia (equivalente ao nosso Distrito Federal) e outros 7 estados com 3 votos têm a menor quantidade, o censo populacional é usa...