O programa “Espaço Aberto”, da rede de TV por assinatura “globo news” com a jornalista Miriam Leitão (uma jornalista que não desfruta de minha simpatia, diga-se de passagem), com os experientes diplomatas Sérgio Amaral e Luiz Felipe Lampreia. [Por sinal recomendo o blog que está nesse ultimo link]
Esses dois diplomatas, aposentados, são vozes muito críticas aos atuais ramos da política externa do Brasil, ainda que com a elegância e o “diplomatiquês”. Já disse várias vezes aqui que não necessito validar minhas conclusões com medalhões, ou seja, não preciso que minhas opiniões coincidam com a de pesquisadores, escritores, mesmo os que eu admiro. Embora, não seja nada desagradável quando isso ocorre.
Nesse bom debate vários pontos são levantados, pontos que levanto a muito nesse blog, ou seja, são idéias que já cultivava mesmo antes de ouvir. Interessante é a coincidência entre minhas opiniões e a do experimentado embaixador Sérgio do Amaral, no que tange a comparação entre estilo diplomático de Brasil e China. E como essa busca seus objetivos de maneira tal que não se expõe a situações ásperas sem necessidade. Diferentemente do Brasil.
Os dois citados e outros como Rubens Ricupero [Recomendo, também, esse site pessoal do diplomata], são por vezes atacados, por setores que os chama em tom pejorativo de “aposentados do Itamaraty”, como se a experiência fosse descartável, além da requentada (sempre que conveniente) história dos sapatos. Assim desqualificam críticas bem construídas, taxando os críticos como “vira-latas”, isso, contudo não muda o fato de que as críticas são válidas, embasadas e feitas por pessoas experimentadas na diplomacia.
É interessante assistir os argumentos desses dois homens que trazem elementos interessantes para nos ajudar a decodificar esse mistério das coisas internacionais. [não se preocupem não vai virar um bordão]
Comentários