COLÔMBIA: Eleições legislativas confirmam a expectativa de manutenção da maioria parlamentar da base de apoio de Uribe, que mantém uma boa popularidade mesmo com o desemprego. Depois da derrota jurídica que o impediu de concorrer mais uma vez a presidência ele tem a oportunidade de como se diz por aqui fazer seu sucessor.
FRANÇA: Sarkosy sofreu uma derrota nas eleições com o avanço da extrema-direita de Le Penn e dos socialistas. Isso provavelmente deve afetar a agenda de reformas do atual presidente, que se prepara para lutar por um segundo termo.
RÚSSIA: Vitória do partido de Vladmir Putin em eleições locais consolida o poder e influência do atual primeiro-ministro que muitos definem como o verdadeiro mandatário russo. Sinal que a Europa continuará a lidar com a política energética russa.
Tópicos acima “descaradamente” baseados nos sempre pertinentes e esclarecedores twitters do meu querido professor Márcio Coimbra (@mcoimbra) que além de professor é consultor competente e editor do site Parlata.
LULA EM ISRAEL: Continua a celeuma em torno da recusa de Lula, convenientemente classificada como problema de agenda, de visitar o tumulo do fundador do sionismo, que é considerado o pai da idéia de construção do Estado de Israel. Que fica ainda mais problemática com a presença de Lula, com todo o devido cerimonial de flores, no túmulo do líder palestino Yasser Arafat.
Uma análise mais completa da presença de Lula em Israel, inclusive de seu discurso de ontem do Kneset (Parlamento de Isarel) e do Acordo Quadro MERCOSUL – Israel será publicada em breve.
CAMEX: A CAMEX abriu consultas públicas hoje sobre quais itens devem ser inclusos na lista de serviços que serão alvo de medidas compensatórias por conta do “Contencioso do Algodão”. Quem quiser participar da consulta pública pode saber detalhes em como participar na Resolução Camex nº 16, de 12 de março de 2010. Disponível aqui.
Comentários