Pular para o conteúdo principal

Dúvidas de Leitores: A última do ano

Mais uma vez recebo uma pergunta de um leitor e mais uma vez o tema é empregabilidade, essa resposta é a ultima que forneço esse ano. O nome da leitora da aprazível cidade de Goiânia será como sempre omitido. Segue abaixo o texto do e-mail como me chegou.

“Olá, meu nome é [...]. Estou interessada em cursar relações internacionais, mas tenho dúvidas a respeito do curso. Moro em Goiânia e quero R.I na UnB e tenho medo de não encontrar um bom emprego após a formação, porque li em algumas comunidades do Orkut e muitos falaram que estão decepcionados com o curso porque estão desempregados. E gostaria de saber a sua opinião porque muitos que cursaram R.I ficam desempregados após o término do curso? À chances de conseguir um emprego após a graduação do curso? Uma vez conversei com uma garota que me disse que não compensa cursar R.I porque qualquer pessoa pode atuar, como por exemplo, quem faz administração, direito, etc.

E quem entra no curso de R.I, como eu, por exemplo, que só tenho fluência em inglês pode arrumar um bom emprego na área de R.I ou precisa de mais de uma língua para arrumar um emprego nessa área?

Ajude-me, por favor, pois estou querendo muito cursar R.I, mas por causa dessas dúvidas, fiquei um pouco confusa.”

Bom quanto à questão da decepção encaro como natural de quem se esforçou por anos em um curso universitário que se levado a sério é bastante puxado, demanda uma carga de leitura bastante considerável (mas, creio que quase todos os cursos superiores assim o são).

Tenho textos aqui nesse blog e no portal Mondo Post (link) que tratam da decepção, de modo geral eu não compartilho do pensamento geral que imputa a dificuldade de obter colocação profissional apenas numa pretensa incompetência ou inabilidade de quem se encontra desempregado, acho essa linha de pensamento um pouco cruel e deslocada da realidade já que a quantidade de vagas é limitada.

O desemprego é uma realidade palpável para o formado em relações internacionais, embora haja exemplos e muito notáveis inclusive de bacharéis que obtiveram empregos na área o prognóstico não é fácil, não tenho as estatísticas exatas de desemprego entre os formados, mas arrisco com um grau de confiança muito boa de que mais de 50% não trabalham na área.

Dentre as causas do desemprego, como coloco em inúmeros textos, está em certa medida essa concorrência que você coloca, embora essa mesma característica multidisciplinar seja em minha visão uma das maiores forças do bacharel, a síntese dessa teoria que defendo se encontra aqui. Eu gosto dessa concorrência me animo com ela, embora haja limites legais para isso.

Não nego, contudo, que muita gente compartilha da visão dessa moça, de que essa concorrência afasta o empregador. Defendo que cada um de nós tem a obrigação de vender nosso “peixe” para os empregadores, não tenho arroubos coletivistas, mas nesse caso de inserção no mercado cada um de nós acaba se tornando um ‘embaixador’ da profissão.

A dúvida lingüística sobre o inglês é muito recorrente aqui, tanto que em geral respondo diretamente por e-mail. Sim, o inglês é fundamental e o fato de você ser fluente é muito importante, outras línguas (como espanhol, francês, italiano, etc.) são fatores diferenciais é claro. Embora se você falar apenas inglês não terá nenhuma grande dificuldade em conseguir emprego, bom enfrentará muitas dificuldades, mas não por causa da língua.

Creio que a resposta está curta e que você espera um bom aconselhamento, mas me sinto bastante desconfortável em aconselhar alguém, posso dizer que sou apaixonado pelo que faço, há empregos na área embora sejam muito difíceis como já disse acima. Há quem trabalhe na área, há quem não. A vida é feita de incertezas.

Recomendo a leitura da tag dúvidas de leitores e que você reflita profundamente e ai tome uma decisão.

Desejo-lhe toda sorte no caminho que você escolher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise no Equador

Sob forte protesto das forças policiais e parte dos militares, que impedem o funcionamento do aeroporto internacional de Quito. Presidente Correa cogita usar dispositivo constitucional que prevê dissolução do Congresso e eleições gerais. Mais uma grave crise política na América do Sul. Numa dessas coincidências típicas de se analisar as coisas internacionais discutia semana passada numa excelente postagem de Luís Felipe Kitamura no laureado blog Página Internacional a situação equatoriana. A postagem tinha como título Equador: a instabilidade política e suas lições . Na qual o colega discorria sobre o péssimo histórico de conturbação política do país andino e sobre como o governo Correa parecia romper com isso usando a receita da esquerda latina de certo pragmatismo econômico e políticas distributivas. Mas, justamente a instabilidade política que parecia a caminho da extinção volta com toda força em um episódio potencialmente perigoso, que contundo ainda é cedo para tecer uma análise

Meus leitores fiéis, pacientes e por vezes benevolentes e caridosos

Detesto falar da minha vida pessoal, ainda mais na exposição quase obscena que é a internet, mas creio que vocês merecem uma explicação sobre a falta de manutenção e atualização desse site, morar no interior tem vantagens e desvantagens, e nesse período as desvantagens têm prevalecido, seja na dificuldade na prestação de serviços básicos para esse mundo atual que é uma boa infra-estrutura de internet (que por sinal é frágil em todo o país) e serviço de suporte ao cliente (que também é estupidamente oferecido pelas empresas brasileiras), dificuldades do sub-desenvolvimento diria o menos politicamente correto entre nós. São nessas horas que vemos, sentimos e vivenciamos toda a fragilidade de uma sociedade na qual a inovação e a educação não são valores difundidos. Já não bastasse dificuldades crônicas de acesso à internet, ainda fritei um ‘pen drive’ antes de poder fazer o back up e perdi muitos textos, que já havia preparado para esse blog, incluso os textos que enviaria para o portal M

Extremismo ou ainda sobre a Noruega. Uma reflexão exploratória

O lugar comum seria começar esse texto conceituando extremismo como doutrina política que preconiza ações radicais e revolucionárias como meio de mudança política, em especial com o uso da violência. Mas, a essa altura até o mais alheio leitor sabe bem o que é o extremismo em todas as suas encarnações seja na direita tresloucada e racista como os neonazistas, seja na esquerda radical dos guerrilheiros da FARC e revolucionários comunistas, seja a de caráter religioso dos grupos mulçumanos, dos cristãos, em geral milenaristas, que assassinam médicos abortistas. Em resumo, todos esses que odeiam a liberdade individual e a democracia. Todos esses radicais extremistas tem algo em comum. Todos eles estão absolutamente convencidos que suas culturas, sociedades estão sob cerco do outro, um cerco insidioso e conspiratório e que a única maneira de se resgatarem dessa conspiração contra eles é buscar a pureza (racial, religiosa, ideológica e por ai vai) e agir com firmeza contra o inimigo. Ness