Pular para o conteúdo principal

Números de Outubro

Esse mês de outubro devo admitir foi um mês atípico na minha produção de textos o cansaço do ano já começou a se fazer sentir e tirei alguns dias de folga que não me permitiram manter a atualização constante de conteúdo que me comprometi a fazer com parceiros, anunciantes e principalmente vocês meus leitores, que são como digo sempre a razão de ser desse blog.

Ainda assim os números de leitores e acessos se mantiveram estáveis. Números esses que não cessam de surpreender-me não só por sua vastíssima origem geográfica, como pela sua própria existência.
Entre o dia 1° de outubro e o dia das bruxas foram 1.226 visitantes únicos que foram oriundos de 22 países em todos os continentes (os habitados ao menos) num total de 162 cidades. Sou grato a cada um desses leitores, pelo tempo que dedicaram a ler minhas idéias, por palavras carinhosas e por enviarem e-mails. Tenho pela ciência que não devo ter agradado a todos esses leitores, ainda que a vaidade queira soprar isso em meus ouvidos.

62,99% dos meus leitores aqui chegaram por meio de mecanismos de busca usando para isso espantosas 802 palavras chaves, variando de indagações sobre o que são relações internacionais a termos que demonstram uma pesquisa universitária.

Outra grande fonte de visitantes foram os links em outros sites desde as minhas desavergonhadas propagandas no site de relacionamento Orkut, a links colocados em sites e blogs.

Agradeço em especial os parceiros e amigos do Portal Mondo Post (que lidam com minha indolência e lentidão para escrever textos que tenho combinado com eles enviarem, então obrigado pelo link e pela paciência), A equipe sempre pronta pra propor um bom debate do Blog Caos-RI que muito gentilmente me “linkou” e desse link muitos visitantes conheceram esse blog e dessa maneira agradeço aos blogs Política de Grandeza, Yuriko Koro, CARIAK (do ativo pessoal da UVV, que entre seus alunos tenho muitos leitores e seguidores, até minha primeira seguidora a Pequena Infante), Decipheringit, Marcus Mayer, que mesmo sem contato mais estreito ou reciprocidade na divulgação promoveram o Coisas Internacionais.

Falo isso todo mês e é uma verdade sou grato a cada um de vocês que lêem a esse blog, aprendo muito com essa experiência e espero que sejam cada vez mais profícuos e profundos.

Obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Fim da História ou vinte anos de crise? Angústias analíticas em um mundo pandêmico

O exercício da pesquisa acadêmica me ensinou que fazer ciência é conversar com a literatura, e que dessa conversa pode resultar tanto o avanço incremental no entendimento de um aspecto negligenciado pela teoria quanto o abandono de uma trilha teórica quando a realidade não dá suporte empírico as conjecturas, ainda que tenham lógica interna consistente. Sobretudo, a pesquisa é ler, não há alternativas, seja para entender o conceito histórico, ou para determinar as variáveis do seu experimento, pesquisar é ler, é interagir com o que foi lido, é como eu já disse: conversar com a literatura. Hoje, proponho um diálogo, ou pelo menos um início de conversa, que para muitos pode ser inusitado. Edward Carr foi pesquisador e acadêmico no começo do século XX, seu livro Vinte Anos de Crise nos mostra uma leitura muito refinada da realidade internacional que culminou na Segunda Guerra Mundial, editado pela primeira vez, em 1939. É uma mostra que é possível sim fazer boas leituras da história e da...

Sobre a política e suas narrativas por Creomar de Souza

A gravidade do momento político e econômico que o Brasil atravessa exige do cidadão contemplar alternativas e avaliar os argumentos das diversas correntes de opinião, nesse afã publico aqui com autorização expressa do autor um excelente texto sobre as narrativas em disputa mais acirrada pela condução coercitiva do ex-presidente Lula. Creomar de Souza (professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília) é uma das mais sensatas vozes desse país e um analista de uma serenidade ímpar. Leiam e reflitam. Ainda há intelectuais em Brasília. Sobre a política e suas narrativas Por Creomar de Souza Escrevo este texto sob o impacto imagético da entrada da Polícia Federal do Brasil na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desdobramento da Operação Lava Jato em mais uma fase – relembrando um antigo sucesso dos videogames – e em mais um batismo – de fazer inveja a qualquer marqueteiro bem sucedido da Avenida Paulista – trazem à bai...