Cúpula Brasil – UE: Surpresa! Brasil e Europa não entraram em acordo sobre mudanças climáticas e metas de redução de emissões de CO2 ou desmatamento. Contudo, é alentador o cenário em que há uma intenção de cooperar o que pode ser sinal que compromissos podem ser alcançados na Cúpula de Copenhagen.
Cúpula Brasil – EU 2: Como no G-20 o Brasil mostra empenho em continuar e concluir a Rodada Doha até 2010, improvável, contudo, é uma mostra que pelo menos no nível do discurso ainda há uma disposição contra o protecionismo. Fica a dúvida caso a crise continue na Europa e EUA se essa disposição continua. Além dos problemas entre Brasil, Índia e China sobre as Medidas Especiais de Salvaguardas.
Change that we can believe in: Barack Obama tem tido mostras desde que assumiu e essa semana não está a ser diferente no que tange a dificuldade de mudar as relações internacionais, mesmo sendo o líder da superpotência restante:
a. Fez um discurso caótico, um dos piores que já lhe escreveram na tentativa de defender sua cidade natal política na disputa pela cede olímpica. E transformou uma derrota do Comitê Olímpico dos EUA em uma derrota sua.
b. Sua mão estendida se converte em mais sanções econômicas contra o Irã, ao menos conseguiu a Europa com ele.
c. Ao não receber o Dalai Lama, que foi condecorada pelo maior cacique de seu partido a “Speaker of the House” Nancy Pelosi mostrou por um lado a importância da China, por outro isso será explorado como fraqueza pelos republicanos que estão em plena batalha pela reforma do sistema de saúde.
Grécia: Socialistas vencem, mas depois de meses de protesto que acabaram com o estoque de gás lacrimogêneo do país a vitória da situação seria muito difícil. Pelo menos no meu modo de analisar.
Comentários