Pular para o conteúdo principal

Termos básicos das Relações Internacionais - I

Antes que possamos avançar em qualquer aspecto teórico mais profundo das relações internacionais é preciso dominar certos conceitos, que historicamente construíram as noções em que se fundamentam as correntes teóricas. Portando antes de qualquer abordagem sobre os postulados; idealistas, realistas clássicos, behavioristas, escola inglesa (grociana), pluralismo, economia política internacional – EPI, neo-realismo, institucionalismo neoliberal, construtivismo e correntes marxistas. Isso sem falar nas teorias da história das relações internacionais, escola de Brasília. Sem contar as teorias normativas e as abordagens do Direito Internacional.

“Sistema Westphaliano” de Estados: Fruto da Conferência de Westphalia, em 1648, ao final da Guerra dos Trinta Anos. Rompe o modelo individual de sujeição dos cidadãos ao criar a figura do Estado – Nação moderno, que passa a ser o ente legitimo para celebrar tratados e todos os tipos de interação internacional. (levando ao fim do sistema medieval de múltiplas sujeições)

Hegemonia: preponderância de uma potencia com capacidade de impor sua vontade e limitar a ação dos demais estados.

Hegemonia Coletiva: Arranjo cooperativo em que um grupo de potencias dividem o poder hegemônico evitando a preponderância de um, nesse sentido formando alianças de geometria variáveis.

Concerto Europeu: Sistema de hegemonia coletiva existente na Europa do século XIX, que surgiu como reação às pretensões de dominação continental napoleônica, para evitar a preponderância de outra potência, oriunda do congresso de Viena reunia Inglaterra, Prússia, Rússia, Áustria e a França.

Balança de Poder: Ou alianças de geometria variável é um sistema no qual se pressupõe que os Estados vão alterar suas alianças a fim de contrabalançar a preponderância de outro Estado ou Grupo de Estados. Era à base do sistema do Concerto Europeu.

Zonas de influência: Região em que uma potencia detém influência sobre outros Estados.

Organizações Internacionais – OI: Organizações inter-governamentais ou supra-nacionais de direito internacional público

Cláusula da Nação Mais Favorecida: Princípio usado, em acordos multilaterais, em geral comerciais em que os benefícios concedidos a um parceiro comercial devem ser universalizados para todas as partes do Tratado.

Pacta sunt servanda: Expressão do direito internacional que significa que o acordado tem força de lei entre as partes.

Rebus sic stantibus: Baseado no principio da imprevisibilidade, permite que tratados possam ser re-negociado uma espécie de exceção ao Pacta sunt servanda.

Single undertaking: Aceitação de um tratado aceita todas as suas clausulas, não havendo possibilidade de adesão parcial ou condicional.

Multilateralismo: Sistema ou tratado que compreende diversos membros com obrigações recíprocas.

Ao longo do tempo vamos completando essa lista, e só pra lembrar os apressadinhos adeptos do Ctrl + C, C trl + V. Que essas definições estão colocadas de maneira rasa e superficial e ler esse texto não substitui os originais onde encontramos essas formulações mais aprofundadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colômbia – Venezuela: Uma crise previsível

A mais nova crise política da América do Sul está em curso Hugo Chávez o presidente da República Bolivariana da Venezuela determinou o rompimento das relações diplomáticas entre sua nação e a vizinha Colômbia. O fez em discurso transmitido ao vivo pela rede Tele Sur. Ao lado do treinador e ex-jogador argentino Diego Maradona, que ficou ali parado servindo de decoração enquanto Chávez dava a grave noticia uma cena com toques de realismo fantástico, sem dúvidas. Essa decisão estar a ser ensaiada há tempos, por sinal em maio de 2008 seguindo o ataque colombiano ao acampamento das FARC no Equador. Por sinal a atual crise está intimamente ligada aquela uma vez que é um desdobramento natural das acusações de ligação entre a Venezuela e os narco-gueriilheiros das FARC. Nessa quarta-feira o presidente da Colômbia (e de certa maneira o arquiinimigo do chavismo na América do Sul) Álvaro Uribe, por meio de seus representantes na reunião da OEA afirmou que as guerrilhas FARC e ELN estão ativas...

Empregos em RI: Esperança renovada

“A esperança não é nem realidade nem quimera. É como os caminhos da terra: na terra não havia caminhos; foram feitos pelo grande número de passantes.” Lu Hsun. In “O país natal”. O tema empregabilidade domina os e-mails que recebo de leitores e os fóruns dedicados a relações internacionais. Não por acaso deve haver pelo menos 30 textos dedicados ao tema nesse site. E sempre tento passar minha experiência e as dos meus amigos que acompanho de perto. O tema sempre volta, por que sejamos francos nos sustentar é algo importante e vital se me permitirem essa tautologia. Pois bem, no próximo dia 19 de novembro ocorrerá uma grande festa que encerrará os festejos de 15 anos de existência do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. E como parte dos preparativos para essa data temos empreendido um esforço para “rastrear” todos os egressos de nosso curso. Nesse esforço temos criado uma rede de contatos e o que os dados empíricos me mostram é um tes...

O complicado caminho até a Casa Branca

O processo eleitoral americano é longo e complexo, sua principal característica é a existência do Colégio Eleitoral, que atribui aos candidatos uma quantidade de votos, que equivale ao número de senadores ou deputados (lá chamados de representantes) que cada estado tem direito no Congresso dos EUA. Esse sistema indireto de votação é uma fórmula constitucional enraizada no processo histórico da formação dos Estados Unidos, que buscava em um forte federalismo, criar mecanismos que pudessem minorar ou eliminar a possiblidade de um governo tirânico. Esse arranjo federalista se manifesta fortemente, também, na forma como a Constituição Americana é emendada, sendo necessário a ratificação de uma emenda aprovada no congresso pelos legislativos estaduais. São 538 votos totais no Colégio Eleitoral, a Califórnia tem o maior número de votos, com 55 e o Distrito de Columbia (equivalente ao nosso Distrito Federal) e outros 7 estados com 3 votos têm a menor quantidade, o censo populacional é usa...