Em uma feliz coincidência de pautas o programa “Sem Fronteiras” da rede de televisão paga “Globo News” exibiu ontem uma reportagem sobre a atual estratégia de combate ao tráfico transnacional de drogas no México o “Plan Mérida ou Iniciativa Mérida” um plano de cooperação internacional entre os EUA e México.
Há sem dúvidas muitas críticas ao plano que são embasadas em alguns pontos em outros de “antibushismo” acrítico, que por sinal é tônica no vídeo abaixo e do poderoso e prestigiado CFR – Council on Foreing Relations – um think tank de caráter liberal (no que diz respeito ao exótico cenário política interno dos EUA) que publica a muito conhecida revista “Foreing Affairs”.
Ainda que seja uma reportagem bastante crítica ao plano de combate as drogas na mesma linha que muitos “especialistas” utilizam aqui para combater as incursões policiais, como se a repressão fosse ilegítima e a venda e consumo de drogas fossem. Não advogo violência policial como forma de satisfazer desejos primais por justiça e nem acho que a morte de inocentes é justificável, contudo é necessário enfrentar o tráfico diminuir sua capacidade de infiltração no poder público a própria sobrevivência do estado mexicano e a estabilidade regional dependem disso.
A essa brevíssima introdução se soma a postagem abaixo e recomendo, se me permitem, que assistam criticamente a reportagem que é informativa não nego, ainda que não concorde com a parte opinativa.
Comentários